Exercícios sem pesos e equipamentos para emagrecer e definir

Muitas pessoas que têm o sonho de emagrecer e definir o corpo nem mesmo imaginam que podem recorrer aos exercícios sem pesos e equipamentos para chegarem a estes resultados. E, com isso, ficam um bom tempo pagando uma academia que raramente frequentam por conta da preguiça de ter que utilizar esteiras, halteres e tudo mais que este tipo de ambiente costuma ter.

E ocorre que a “revolução” a respeito desse contexto já teve seu início.

Aliás: a cena de ver os parques cheios de pessoas fazendo saltos, agachamentos, barras e flexões tem se tornado cada vez mais familiar, e está longe de ser uma simples febre momentânea.

Trata-se, na verdade, de uma onda cada vez maior de pessoas que estão aderindo aos exercícios sem pesos e equipamentos tradicionais, dando foco ao uso do peso corporal propriamente dito. É algo que representa até mesmo uma mudança cultural voltada para aquilo que é funcional, natural e básico, e tendo recebido cada vez mais adeptos.

Inclusive, segundo a The American College Sport Medicine, essa modalidade, conhecida como calistenia, já é a 3ª maior, quando se trata no interesse mundial pelo mundo dos esportes.

Cacá Ferreira, que atua como gerente técnico da renomada Cia Athletica, frisa que existem inúmeros movimentos que pode ser feitos por meio da ativação muscular e com o peso do próprio corpo, de modo que o praticante consiga desfrutar de diversos benefícios, conforme detalhes que serão explicados a seguir.

Exercícios sem pesos e equipamentos para emagrecer e definir
São diversos os exercícios sem pesos e equipamentos que uma pessoa pode praticar | Imagem: Ayo Ogunseinde / unsplash.com

Os benefícios de fazer exercícios sem pesos e equipamentos

O ganho de força é um dos maiores benefícios que esse tipo de exercício proporciona, derrubando por terra o mito de que é preciso levantar pesos para ficar forte e ganhar músculos.

Uma vez que uso o peso corporal, a calistenia também é capaz de atuar de forma eficaz no desenvolvimento da força.

Quem escolhe essa modalidade esportiva também ganha amplitude articular e estabilidade, uma vez que os exercícios focam na consciência corporal e, com isso, melhoram a amplitude dos movimentos junto às articulações.

E a coordenação, por fim, é outro grande benefício: quando aprende a mover e controlar o próprio corpo, o praticante tem sua coordenação motora aprimorada, o que não deixa de ser útil no dia a dia e até mesmo na prática de outras modalidades esportivas.

Veja também: Papel alumínio na air fryer, pode? Veja como usar do jeito certo

A adaptação individual não deixa de ser necessária

Embora os exercícios sem pesos e equipamentos sejam realmente atrativos, é imprescindível sempre lembrar que se trata de uma prática esportiva e que, portanto, cada pessoa precisa se ajustar a ela do seu jeito.

E isso, de acordo com Ferreira, deve ser feito com a ajuda de um bom profissional de educação física. Afinal, não é do dia para a noite que alguém irá conseguir levantar seu próprio peso em um exercício de barra.

Por fim, vale destacar toda a flexibilidade relacionada a essa prática, sendo que é possível fazer os treinos no parque, na praia, em casa e até mesmo enquanto está viajando. Por ser totalmente livre de acessórios, ela acaba sendo, também, universalmente acessível.

As palavras de Ferreira também são direcionadas para quem tem medo de sofrer lesões: havendo o acompanhamento correto, não há com o que se preocupar.

Veja também: Trabalho temporário no fim do ano: como encontrar?

você pode gostar também