Gabriela Prioli, advogada, apresentadora e escritora

A jovem Gabriela Prioli é outro talento nacional com uma carreira diversificada, muito conteúdo na bagagem e bons livros escritos.

Com uma postura firme, um olhar acurado para as questões políticas e muita personalidade, Gabriela inspira ligar de pessoas. Pois, ela também é apresentadora em um programa da CNN, digital influencer e tem seu próprio canal no YouTube.

E comentar sobre questões políticas e atualidades em suas redes sociais é uma das suas principais atividades.

Mas, esse não é o único talento que a Gabriela Prioli tem a oferecer. Afinal, seu livro Política é Para Todos, aponta de forma crítica e analítica como a política ocupa um lugar central na vida de todos nós.

Quer conhecer mais sobre a vida, carreira e obras de Gabriela Prioli? Então continue lendo.

Do direito a televisão: a vida de Gabriela Prioli

Não são todas as pessoas que se formam em Direito e acaba um apresentando um programa em uma das emissoras mais famosas do mundo. Pois, essa é exatamente a trajetória de vida da advogada especializada em Direito Penal Gabriela Prioli.

Gabriela perdeu seu pai Francisco Della Vedova em um acidente de carro quando tinha apenas 6 anos de idade, e foi criada pela mãe A fonoaudióloga Marta Prioli.

Mesmo assim Gabriela teve a oportunidade de estudar em uma boa escola particular, o Colégio Campos Salles, graças a uma bolsa de estudos integral.

Aprovada no vestibular para o curso de jornalismo e para o curso de Direito, fez opção pelo segundo e graduou-se na Universidade Presbiteriana Makkenzie. Posteriormente, obteve o grau de mestre em Direito Penal na faculdade de direito da Universidade de São Paulo.

Gabriela defende a descriminalização do porte de drogas e é especializada em política de drogas. E foi justamente esse seu posicionamento que a levou a obter sua primeira oportunidade na TV.

Leandro Cipoloni, diretor digestão jornalismo da emissora Record convidou Gabriela para participar de vários debates na emissora em 2017.

Os convites vieram após Leandro ler a dissertação de Mestrado da advogada intitulada: A influência da repressão penal sobre o usuário de crack na busca por tratamento.

E, no dia 20 de junho de 2020, Gabriela também estou oficialmente para o time de colunistas do jornal A Folha.

Uma personalidade marcante

Gabriela tem posicionamentos muito bem definidos quanto à questões sociais relevantes moderna, característica de sua personalidade marcante e consciência social. Além disso, em qualquer debate a sua postura é sempre argumentar com base em dados e estar sempre aberta ao diálogo.

Todas essas características fazem com que Gabriela se destaque como comunicadora. A apresentadora é advogada defende um tratamento humanitário para o combate às drogas, e também é ativista feminista e defensora da causa LGBT.

Mas, é o seu olhar sensível as questões políticas brasileiras e mundiais que levou Gabriela Prioli a se destacar na televisão e na rede sociais. Já que antes mesmo de estrear em uma emissora de TV, Gabriela já tinha milhares de seguidores em suas redes sociais.

Por lá, ela compartilha suas análises e opiniões críticas sobre questões atuais relevantes e principalmente sobre o universo político.

Gabriela Prioli na CNN

Em 2020 Gabriela Prioli se tornou comentarista política no programa O Grande Debate da emissora CNN.

Pouco tempo depois a emissora convidou a advogada e comentarista para fazer participações com seus comentários durante as transmissões do horário nobre.

O sucesso foi tanto que Gabriela recebe da emissora a oportunidade de ter seu próprio talk show, o programa CNN Tonight, apresentado em conjunto com Mari Palma (jornalista), e Leandro Karnal (historiador).

Além apresentadora tem um canal no YouTube com espaço para colunistas. O canal recebe nomes de peso, como a também escritora Maytê Carvalho, quem possui uma coluna centrada no tema discurso.

Política é Para Todos

Livro - Política é para todos

O livro Política Para Todos foi lançado pela Editora companhia das Letras em agosto de 2021.

Na obra, Gabriela Prioli adota uma linguagem simples, para desmistificar conceitos políticos esclarecer dúvidas que muitas pessoas possuem sobre política. É isso que eu falei todos encontram na obra Política é Para Todos.

Tudo em aproximadamente 300 páginas, em um livro simples de ler. Mas, que discute temas importantes como a diferença entre autoritarismo e democracia. E isso não é tudo, pois Gabriela também explora outros temas importantes, que incluem:

  • Como são financiadas as campanhas políticas;
  • A função de cada um dos três poderes, executivo, judiciário e legislativo;
  • Diferentes formas de realizar a participação democrática, inclusive aquelas que vão além do voto;

Com isso, a autora dá oportunidade de compreender como funciona a política de uma forma simples, para pessoas que não entendem muito desse universo.

Gabriela Prioli responde perguntas importantes sobre política e promove a cidadania

Gabriela relata que sempre observou como em nossa sociedade a política é tida como um assunto que não se discute. Da mesma forma que o futebol e a religião, como afirma um dos ditos populares brasileiros mais conhecidos.

E a ideia central de sua obra é justamente demonstrar o contrário, que a política não é um tema de foro íntimo. Portanto, é um assunto que precisa ser compreendida por todos.

O mais interessante de sua obra, contudo, é que Gabriela Prioli não utiliza uma linguagem hostil, como é comum quando o assunto é política. Pelo contrário, ela trata o tema com segurança e foca no diálogo.

Além de tudo isso, Gabriela faz questão de ser uma pessoa que não se encaixa em rótulos e sempre destaca que gosta de ser ouvida. Portanto, é admirada por muitas pessoas que a seguem e a consideram além de muito inteligente, um exemplo de autenticidade.

Dicas finais

Gabriela Prioli é uma pessoa que não tem medo de se aventurar, um exemplo disso são os seus trabalhos como roteirista dos videoclipes FLY” e “Brisa”, da dupla de DJs JetLag.

Com um trabalho diversificado, Gabriela tem uma vida agitada, já que atua em diferentes mídias e ainda consegue tempo para escrever.

Você já conhecia o trabalho da apresentadora, advogada e escritora Gabriela Prioli? Compartilhe sua opinião e deixe o seu comentário!

você pode gostar também