ERRO COMUM: pare de guardar cebola com a batata; entenda

Definitivamente não é nem um pouco difícil encontrar pessoas que já tenham se deparado com cebolas estragadas e com batatas repletas de brotos, na hora de vasculhar toda a dispensa em busca de todos os ingredientes necessários para o preparo de uma receita especial. E ocorre que quem se identifica com esse contexto geralmente está cometendo um erro consideravelmente comum, e que pode ser evitado de forma muito fácil: trata-se do erro de guardar cebola com a batata, tudo no mesmo lugar.

E a boa notícia é que é igualmente fácil entender o motivo de tal combinação ser realmente desastrosa e, também, é fácil aprender como armazenar cada um desses alimentos da maneira correta, de modo a manter a cozinha sempre segura e, ainda, conseguir sempre fazer o preparo dos pratos mais delicioso.

ERRO COMUM pare de guardar cebola com a batata; entenda
Até mesmo na hora de guardar cebola é preciso ter atenção | Imagem: stockking / freepik.com

O motivo de não ser indicado guardar cebola com a batata

Quando fora chegada a hora de guardar cebola, depois das compras, é imprescindível ter em mente que esse alimento libera o famoso etileno, que nada mais é do que um hormônio natural que se manifesta na forma de gás e acaba acelerando o processo de maturação dos vegetais e das frutas. Ou seja: por meio desse elemento, tudo fica maduro e “evolui” de forma muito mais rápida.

Já as batatas propriamente ditas são realmente sensíveis a este gás e, portanto, quando acabam sendo expostas a ele, não deixam de amadurecer em uma velocidade maior que o normal.

Em resumo, portanto, pode-se dizer que guardar cebola com as batatas faz com que estas últimas acabem brotando e ficando moles muito mais cedo. Além disso, também é importante frisar que o etileno também pode acabar criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos, e isso inevitavelmente acaba reduzindo a vida útil dos alimentos, chegando até mesmo a transformá-los em algo que pode representar um perigo para a saúde.

Veja também: Olha o que fiz para tirar o cheiro da marmita dos potes de plástico

Dicas de como guardar cebola e batata corretamente

Para evitar ter que lidar com os problemas acima citados, qualquer pessoa que costuma comprar batatas e cebolas deve fazer o armazenamento das mesmas de maneira separada.

As batatas, especificamente, devem ficar em um local preferencialmente escuro, bem fresco e ventilado, a exemplo da própria despensa e dos armários. Já as cebolas inevitavelmente precisam ficar em um lugar que seja muito ventilado e seco, como um cesto próprio para elas ou mesmo uma fruteira.

Além disso, nenhum desses alimentos deve ser guardado dentro de sacos de plástico, uma vez que estes sacos costumam reter a umidade, o que também acaba levando ao aparecimento das bactérias e dos fungos.

Conclui-se, portanto, que guardar cebola com as batatas é uma iniciativa que causa alguns problemas, a exemplo do amadurecimento precoce e a redução da qualidade dos alimentos. E, para evitar essa situação, a saída mais inteligente é fazer o armazenamento separado, conforme ensinado acima.

Desta forma, não haverá nenhum tipo de surpresa desagradável na hora de preparar uma receita especial.

Veja também: Prepare o BOLSO: educação particular ficará 9% mais cara em 2024

você pode gostar também