INSS: pacientes com câncer de mama têm ESTES direitos; confira

Quais são os benefícios do INSS para mulheres que estão com câncer? O tema pode ser bem delicado, porém, é essencial conhecer todos os direitos para garantir o seu suporte financeiro.

INSS tem direitos e benefícios exclusivos para pacientes com câncer de mama.
Acompanhe e saiba mais sobre como funciona. | Imagem: Hospital Brasília
INSS tem direitos e benefícios exclusivos para pacientes com câncer de mama. Acompanhe e saiba mais sobre como funciona. | Imagem: Hospital Brasília

Quais são os direitos e benefícios do INSS para mulheres com câncer de mama?

No mês de outubro, surge o Outubro Rosa, uma iniciativa que nos toca profundamente. Essa campanha tem um propósito claro: chamar nossa atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Essa mobilização não se limita apenas a informações preventivas, mas também ressalta o valor de cuidarmos de nossa saúde e defende direitos fundamentais, como acesso a atendimento médico de qualidade e apoio emocional durante o tratamento.

No Brasil, as estatísticas são impactantes: estima-se que em 2023, teremos 73.610 novos casos de câncer de mama. O risco é real, com cerca de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Direitos das mulheres com Câncer de mama

Um ponto importante: nosso parlamento tem debatido e criado benefícios previdenciários essenciais para mulheres que enfrentam o câncer de mama. Esses benefícios podem fazer toda a diferença.

Auxílio-doença: Mulheres impossibilitadas de trabalhar temporariamente podem requerer este auxílio, mesmo sem 12 meses de contribuição, desde que sejam seguradas (esteja em dia com as contribuições).

Aposentadoria por invalidez: Se a incapacidade total e permanente for comprovada, o benefício é concedido, independentemente das contribuições, desde que se esteja na qualidade de segurada.
Saque do FGTS e PIS: Mulheres com diagnóstico comprovado podem ter acesso a esses recursos, apresentando a documentação necessária.
Auxílio Acompanhante: Para aquelas que necessitam de assistência permanente de outra pessoa, há um acréscimo no valor da aposentadoria por invalidez. O adicional é de 25%.

Vale destacar que para acessar esses benefícios, a paciente precisa passar por uma perícia no INSS. Dado o processo burocrático, contar com a orientação de um advogado especializado em Previdência Social pode ser uma decisão sábia.

O Sistema Único de Saúde também desempenha um papel importante no auxílio às mulheres com câncer através de alguns suportes, como:

Medicamentos de alto custo: O tratamento de câncer demanda esses medicamentos, que são disponibilizados gratuitamente com a documentação adequada.
Cirurgia reconstrutiva mamária: Uma luz de esperança para as pacientes que passaram por mastectomia, com direito a esse procedimento pelo SUS.

Saiba mais: Câncer de mama: estes são os sinais de que algo está errado

você pode gostar também