Parei de jogar a borra de café e olha só o que eu fiz com ela

A reutilização da borra de café não representa apenas uma economia, mas também uma contribuição para um estilo de vida mais sustentável e criativo.

A borra de café é o descarte sólido que sobra após o preparo do café por infusão. Geralmente, é composto por grãos de café moídos usados ​​na preparação da bebida. No entanto, a borra de café não precisa ser descartada, uma vez que possui diversas aplicações úteis e criativas em diversos aspectos da vida cotidiana.

A reutilização da borra de café não representa apenas uma economia, mas também uma contribuição para um estilo de vida mais sustentável.
Café (Pxhere/Reprodução)

Benefícios da borra de café 

As sobras de café podem ter diversos usos criativos e benéficos para o cotidiano. Este artigo apresenta uma série de aplicações práticas para o aproveitamento desses resíduos, contribuindo para uma vida mais sustentável e econômica. Desse modo, pare de jogar a borra de café fora e veja alguns de seus benefícios. 

1. Combate aos insetos

As sobras de café possuem um aroma eficaz na repulsão de formigas, caracóis, moscas e outros insetos. Basta espalhar as sobras nas áreas propensas a invasões para manter a casa e as plantas livres de ameaças.

2. Tratamento de pele

Os ácidos graxos e antioxidantes apresentam-se no café funcionando bem como tratamento de pele, variações periódicas e oleosidade. Para isso, basta aplicar o café frio na pele limpa, aguardar 10 minutos e enxaguar para obter uma pele mais fresca e rejuvenescida.

3. Realce capilar

Adicione a borra de café ao seu condicionador utilizado no dia a dia, de modo a realçar a cor e dar brilho aos cabelos escuros. É importante deixar a mistura agir por 10 minutos antes do enxágue de modo a proporcionar resultados deslumbrantes.

4. Neutralização de odores nas mãos

Para eliminar odores encontrados nas mãos, como alho, cebola ou peixe, basta esfregá-las com as sobras de café antes de lavar com sabão, deixando as mãos frescas e sem odores encontrados.

5. Fertilizante natural para plantas

As sobras de café, ricas em nitrogênio e fósforo, atuam como um fertilizante eficaz natural para as plantas, melhorando a drenagem e a ventilação do solo, proporcionando às plantas condições ideais para prosperar.

6. Combate aos odores domésticos

A ​​borra de café também mostra ser uma aliada na luta contra odores oferecidos em casa. Para lidar com maus odores na lata de lixo, armário, cozinha ou geladeira, basta usar as sobras de café. Para a lata de lixo, é possível colocar uma quantidade generosa de café no fundo do saco de lixo para solucionar o problema.

7. Limpeza de painéis e potes

O café, com sua textura extremamente abrasiva, é eficiente na remoção de incrustações, sujeira e resíduos queimados de panelas e potes. Misturando os restos com sabão, água e uma esponja, é possível limpar panelas e potes com facilidade.

8. Esfoliação natural

A borra de café pode ser utilizada como esfoliante natural para a pele. Massagear suavemente os restos de café na pele úmida, deixando agir por 10 minutos antes de enxaguar, proporciona uma pele mais suave e auxilia na redução da celulite.

9. “Desodorante” para geladeira

Para neutralizar odores oferecidos na geladeira, basta colocar um recipiente aberto com as sobras de café no interior. O café absorverá os maus odores e deixará a geladeira mais fresca.

10. Artesanato criativo com café

As sobras de café também podem ser empregadas em projetos de artesanato criativo. Ao misturá-las com cola branca, é possível criar uma pasta espessa para decorar objetos como vasos de flores, caixas ou cartões, proporcionando uma textura única em criações artísticas.

Em suma, a reutilização da borra de café não representa apenas uma economia, mas também uma contribuição para um estilo de vida mais sustentável e criativo. Desde o combate a invasões de informações até a beleza pessoal e projetos artísticos, o café desempenha um papel versátil em diversas áreas do dia a dia. 

Pele mais jovem com borra de café? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também