Lábios ressecados? Veja o que fazer para ELIMINAR esse problema da vida

Frequentemente, é muito comum encontrar pessoas que se preocupam com os mais diversos aspectos que podem influenciar sua beleza física, sendo que os lábios ressecados definitivamente fazem parte desse contexto.

Há quem trate a situação como algo simples, que “não é nada de mais”, e quem simplesmente sinta verdadeiro horror ao se olhar no espelho e ver uma parte tão importante do rosto com o aspecto típico da falta de hidratação.

Mas, afinal: o que causa esse tipo de problema? E qual seja a forma mais simples de eliminá-lo?

Os tópicos a seguir entregam todas as respostas.

Lábios ressecados Veja o que fazer para ELIMINAR esse problema da vida
Com truques simples, os lábios ressecados serão coisa do passado | Imagem: Timothy Dykes / unsplash.com

O que leva aos temidos lábios ressecados

Algumas vezes os lábios deixam de ser lisos e ganham um aspecto bem mais seco e com rachaduras, o que pode acontecer até mesmo em questão de horas, seja por conta da mudança de temperatura ou mesmo por conta de maus hábitos.

E tudo isso faz com que qualquer amante da beleza busque investir em soluções para que os lábios ressecados não sejam tão frequentes.

Ocorre que a pele desta parte do rosto é consideravelmente final, tendo no máximo 5 camadas e, por isso, tem tendência a desidratar de forma mais rápida, se não for bem cuidada. Além disso, trata-se de uma área que não conta com nenhum óleo natural, ficando mais propensa à rachadura. Inclusive, o hábito de lamber os lábios, ao contrário do que muita gente imagina, também os deixa ressecados.

A fricção na hora de beber, comer e falar, bem como algumas expressões faciais, também ajudam no surgimento do problema. Lembrando que, quanto mais ressecados e rachados os lábios estiverem, maiores as chances de a pele infeccionar.

Veja também: Atenção, MULHER: o mercado de trabalho apresenta 7 tendências irremediáveis

Como lidar com os lábios ressecados de maneira eficiente

Quem está com os lábios ressecados e quer cuidar deles deve procurar por um produto que tenha uma boa quantidade de água e óleo, para hidratar bastante a área. É o caso dos produtos feitos com emolientes e itens cicatrizantes, a exemplo da manteiga de karité e do óleo de argan.

Existem também os produtos que definitivamente devem ser evitados, como a vaselina, que apenas oferece uma barreira temporária e não atua como hidratante ou cicatrizante.

Os famosos bálsamos com perfume também não devem ser usados nos lábios ressecados, uma vez que a essência/fragrância usada pode piorar a situação.

Se, mesmo usando os produtos corretos, os lábios não voltarem à aparência saudável, é hora de fazer uma análise sobre os maus hábitos que devem ser eliminados, como ficar lambendo esta parte do corpo sempre que sentir que ela está seca.

Já os fatores externos não podem ser eliminados, então, no caso do sol, por exemplo, o melhor é optar por um lip balm que ofereça proteção e, claro: sempre beber uma boa quantidade de água todos os dias.

E, por fim, caso o problema demore para ser solucionado, a melhor saída é sempre buscar a ajuda de um bom dermatologista.

Veja também: Todo mundo acha que é elogio, mas estas 6 frases ofendem pessoas com deficiência

você pode gostar também