Todo mundo acha que é elogio, mas estas 6 frases ofendem pessoas com deficiência

Todo mundo ama ser elogiado, significa que algo chamou atenção em você e as pessoas gostaram, no entanto existem elogios que é necessário tomar cuidado ao falar, principalmente em relação as pessoas com deficiência. Tem elogio que leva pro lado onde a deficiência de uma pessoa deveria impedir de fazer certas atividades e que surpreende muitos quando elas realizam. 

Ou seja, isso acaba desvalorizando a capacidade das pessoas que possuem deficiência, ao invés de ser elogio se torna um comentário agressivo. São elogios que mostra que as pessoas com deficiência sejam pessimistas devido a sua condição. 

O elogio implica que essas pessoas sejam dependentes e felizes e ainda reforça que as pessoas com deficiência precisam sempre de ter outra pessoa para poder fazer algo. Acompanhe no texto abaixo 6 frases que parecem elogios, mas na verdade ofendem essas pessoas. 

Todo mundo acha que é elogio, mas estas 6 frases ofendem pessoas com deficiência
confira os elogios que na verdade são uma ofensa. Imagem: Freepik

6 frases que ofendem pessoas com deficiência, não é elogio 

  1. “Você faz atividade tão bem para alguém como você” 

Por mais que a pessoa tenha intenção de elogiar o trabalho dessa pessoa, ao mesmo tempo implica que a deficiência deveria impedi-la de fazer algumas atividades e aquilo se torna surpreendente e que por fim acaba desvalorizando a capacidade e criatividade de uma pessoa que tem deficiência. 

  1. “Você parece tão normal” 

Por incrível que pareça tem pessoas que acham que isso é um tipo de elogio, mas na verdade é um comentário superagressivo e parte de que uma pessoa com deficiência não é normal como se a deficiência fosse algo totalmente ruim. 

  1. “Um exemplo de superação” 

Outro comentário que engana. Essa frase, ou melhor, elogio, coloca a deficiência como se fosse um obstáculo muito grande que a pessoa conseguiu superar. Nesse comentário, ao em vez de reconhecer o talento da pessoa com deficiência mostra como se fosse um problema. 

  • “Você é tão positivo apesar de tudo” 

É um tipo de elogio que sugere que as pessoas com deficiência são pessimistas devido a sua condição, e para os de fora é como se isso fosse um tipo de impedimento para ser feliz. 

Veja também: Seu parceiro fala estas 4 frases? É sinal de abuso mental

  • “Você é tão independente” 

É um tipo de elogio que implica pôr a pessoa com deficiência ser independente de outra pessoa, ou seja, reforça a imagem e que a pessoa com deficiência não tem capacidade e que sempre vai precisar de ajuda de outra pessoa para realizar algo. 

  • “Tão lindo(a) nem parece que tem deficiência” 

Esse comentário evidência ainda mais a aparência da pessoa, levando a entender que uma pessoa que possui deficiência não pode ser bonita. É um elogio que na verdade serve para inferiorizar as pessoas com deficiência. 

Veja também: Tem criança em casa? ELIMINE estas 7 frases do lar

você pode gostar também