Não coloque amaciante nas toalhas; o motivo vai te assustar

Por que não se deve colocar amaciante nas suas toalhas? O Amaciante de roupas é compostos por agentes como silicones, ceras, óleos, fragrâncias e corantes, ou seja, formam uma película protetora nas fibras do tecido. Alguns oferecem até propriedades antibacterianas e antialérgicas, o que parece ótimo, mas quando se trata de toalhas, a história é diferente.

A verdade é que esses amaciantes podem ter efeitos super negativos quando usados em toalhas.

Saiba o motivo de não colocar amaciante nas toalhas e entenda como isso pode atrapalhar o uso. | Imagem: pixabay
Saiba o motivo de não colocar amaciante nas toalhas e entenda como isso pode atrapalhar o uso. | Imagem: pixabay

Como o amaciante funciona?

Os amaciantes de roupas contêm componentes condicionantes, como silicones, ceras ou óleos. Esses componentes se fixam às fibras têxteis, criando uma barreira protetora. Essa barreira impede que a água penetre nas fibras, o que faz com que as roupas fiquem mais macias.

Por que você nunca deve colocar amaciante nas suas toalhas?

No caso das toalhas, a função principal é absorver água. Quando o amaciante é utilizado em toalhas, a barreira protetora que é formada pelo produto, impede que a água penetre nas fibras. Isso faz com que as toalhas percam a capacidade de absorção e fiquem mais ásperas.

Além disso, o amaciante pode promover a proliferação de micro-organismos nas toalhas. Isso ocorre porque a barreira protetora impede que a água circule pelas fibras, o que cria um ambiente úmido e favorável ao crescimento de bactérias e fungos.

Como lavar toalhas sem amaciante?

  • Use apenas sabão neutro e água sanitária para lavar as toalhas.
  • No enxágue, adicione uma quantidade moderada de vinagre branco. O vinagre ajuda a eliminar maus odores, desinfetar e realçar a maciez das toalhas.
  • Seque as toalhas ao ar livre ou na secadora em fogo baixo.
  • Evite passar a ferro as toalhas.

Alternativas ao amaciante

Existem algumas alternativas naturais ou caseiras que podem ser usadas para amaciar toalhas sem usar amaciante. Algumas opções são:

  • Vinagre branco: Adicione uma medida de vinagre ao processo de enxágue da sua máquina de lavar. Ou, se preferir, molhe as toalhas em uma mistura de água e vinagre por cerca de uma hora antes de lavá-las.
  • Bicarbonato de sódio: inclua meia xícara de bicarbonato de sódio no ciclo de lavagem da sua máquina de lavar. Ou, como acontece com o vinagre, faça uma pré-lavagem deixando as toalhas na água com bicarbonato de sódio por uma hora antes de lavá-las.
  • Bolas de lã ou de tênis: Coloque algumas bolas de lã ou de tênis na secadora ao secar as toalhas.

Saiba mais: Primavera chega e EMITE ALERTA para as mães! Algumas doenças vêm aí

você pode gostar também