Mãe de primeira viagem? Faça isso para ter um planejamento financeiro

Se uma mulher que nunca foi mãe vai ser pela primeira vez, a partir do momento que o bebê nasce, junto nasce uma mãe totalmente responsável pela sua formação e sustento, até conseguir criar uma autonomia financeira. Ser mãe é cuidar de todos os detalhes para fazer dar certo, independente da experiência. 

As mães de primeira viagem têm preocupação com os custos que envolvem um parto e também os cuidados depois do bebê nascer e assim por diante. E para te ajudar nessa nova jornada é necessário fazer um orçamento ao longo da gestação. Considere todos os gastos e não deixa a empolgação tomar conta e gastar mais do que devia. 

Mãe de primeira viagem Faça isso para ter um planejamento financeiro
confira as dicas para as mães de primeira viagem. Imagem: Freepik

Planejamento financeiro para mãe de primeira viagem 

O orçamento financeiro é indicado para todas as pessoas, principalmente para quem é novo em algo (mães de primeira viagem), isso porque tudo que é novo envolve um sentimento de dúvidas, medo, incertezas e acabamos fazendo escolhas desnecessárias. 

A chegada de um bebê dentro da casa se torna a prioridade em tudo, principalmente nos gastos, os pais fazem de tudo para que o bebê se sinta confortável e tenha tudo, porém tome cuidado com a empolgação e segue o planejamento financeiro. 

Ter um filho é ter gastos, infelizmente é a realidade. É importante criar uma reserva de emergência até mesmo antes do bebê nascer, você pode ir guardando um valor pequeno por mês para que essa reserva cubra cerca de até 6 meses nas despesas, isso vai te proporcionar uma segurança financeira. 

Veja também: Mãe diz que “odeia seu bebê” e internet vai à loucura

Lista com os itens essenciais para o bebê 

Outra dica valiosa é para fazer uma lista com todos os itens essenciais para o bebê, como por exemplo carrinho, berço, fraldas, roupas e assim por diante. Vá pesquisando preços em lojas diferentes para encontrar uma que você possa economizar ao longo do tempo e evite comprar por impulso. 

É bem comum as pessoas fazerem seguro da casa, do carro e não priorizar o seguro de vida e ter uma reserva financeira para qualquer situação, principalmente se a pessoa não tem alguém ao seu lado para ajudar, mas agora que tem uma criança que depende de você é necessário mudar o planejamento e fazer de forma responsável. 

Veja se você tem um plano de saúde adequado para você e o bebê para ajudar a cobrir os custos médicos, isso já vai aliviar o bolso. 

Veja também: Direitos e leis trabalhistas para as mães; veja quais são

você pode gostar também