Meu filho é autista? Veja como identificar os sinais nas crianças

Quando uma nova vida integra o ambiente familiar, traz muitas alegrias, aprendizados, desejos, esperanças e pontos de atenção. A todo o momento, é possível observar as evoluções, o crescimento e o desenvolvimento daquele pequeno ser.

Também é uma grande oportunidade para observar se há algo diferente com a criança ou se ela apresenta algum tipo de desordem no desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Saiba como identificar os sinais para entender se seu filho é autista. | Imagem: Zenklub
Saiba como identificar os sinais para entender se seu filho é autista. | Imagem: Zenklub

O que é o autismo infantil?

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por uma redução ou incapacidade de comunicação, comportamentos repetitivos e dificuldade de socialização. É natural que os autistas apresentem restrições na fala e na expressão, falta de imaginação e empatia, dificuldade em olhar nos olhos e sorrir.

Quais as causas do autismo infantil?

Embora as causas do autismo infantil ainda não sejam conhecidas em sua totalidade, pesquisas apontam para questões genéticas e ambientais. Podem acontecer mutações genéticas espontâneas durante o desenvolvimento do feto ou a hereditariedade passada dos pais para os filhos. 

Considerando que o processo de desenvolvimento dura muitos anos (do nascimento até a adolescência), elas estão mais sujeitas às influências ambientais danosas, como a toxicidade ambiental e hábitos da vida moderna.

Ainda durante a gestação, muitas crianças são expostas a uma alimentação rica em agrotóxicos e com poucos nutrientes. Isso reforça a importância da suplementação na gestação, além de uma estratégia nutricional adequada para reduzir esses riscos.

Sem contar os fatores relacionados às mudanças culturais, como obesidade na gestação, sedentarismo, ter filhos cada vez mais tarde e uso abusivo de antibióticos no primeiro ano de vida.

Como saber se o seu filho tem autismo?

A principal forma de identificar o autismo é por meio da observação. Os sinais podem aparecer logo nos primeiros meses de vida e estão associados a um atraso no que seria um desenvolvimento normal esperado.

Para entender melhor, confira quais são os principais marcos do desenvolvimento infantil normal, de forma resumida.

Marcos do desenvolvimento infantil

  • 1 a 3 meses: percebe melhor o rosto humano, sorri, segue objetos com o olhar, reage a estímulos sonoros, fica de bruços, abre a mão e emite algum som.
  • 4 a 6 meses: agarra objetos com a mão, busca estímulos sonoros e vira o rosto em direção, rola no leito.
  • 6 a 9 meses: senta, engatinha, reage a pessoas estranhas, balbucia algo, brinca de “esconde-achou”, pinça polegar (dedo rudimentar).
  • 12 meses: dá os primeiros passinhos, bate palmas, segura a mamadeira, acena, fala as primeiras sílabas, segura a mamadeira, pinça completa.
  • 18 meses: anda, fala as primeiras palavras, rabisca, compreende ordens, dá nome aos objetos e usa talheres.
  • 2 a 3 anos: fala o próprio nome, forma frases simples, corre, tira peças de roupa, brinca e interage com outras crianças.

Como confirmar o diagnóstico?

Não existe um exame laboratorial ou de imagem capaz de diagnosticar o autismo infantil. Desse modo, o diagnóstico é clínico e pode ser feito por um profissional especializado, como um neuropediatra ou psiquiatra infantil, ou mesmo uma equipe multiprofissional.

O diagnóstico é feito por meio da avaliação da criança, por volta dos 18 meses de idade, em que é realizada uma avaliação comportamental, entrevista com os pais e testes padronizados, como o M-CHAT.

O autismo não tem uma “cara” ou condição física que facilite sua identificação. Por isso, no início, quando os sinais são muito sutis, o TEA também pode ser confundido com outros comportamentos como timidez, excentricidade ou uma simples falta de atenção.

Quais os sintomas do autismo infantil?

  • dificuldades na comunicação e interação social persistentes e em diferentes contextos;
  • padrões de comportamento restritos e repetitivos, interesses ou atividades que prejudiquem o convívio social.

O que diferencia as pessoas dentro do espectro autista é a intensidade dos sintomas. No autismo leve ou de alta funcionalidade as limitações são pequenas, o que não limita a criança de ir para a escola, trabalhar quando adulta e mesmo fazer amigos.

Por outro lado, quando o autismo é severo, outras habilidades podem ser prejudicadas e a criança pode necessitar de auxílio até mesmo para realizar tarefas simples, como se vestir e tomar banho.

Entenda melhor os principais sintomas do TEA nos próximos tópicos.

Dificuldades de interação e comunicação

  • Não busca o olhar da mãe durante a amamentação;
  • Demonstra indiferença entre o colo dos pais ou de qualquer outra pessoa;
  • Não atende ao ser chamada pelo nome;
  • Não responde a brincadeiras dos pais ou outras crianças;
  • Não aponta para o que deseja, mas sim conduz as mãos de outra pessoa para fazer isso ou pegar um objeto;
  • Não entende brincadeiras de faz de conta;
  • Atraso para falar;
  • Reações exageradas a estímulos como luz, som e texturas.

Padrões de comportamento restritivos e repetitivos

  • Atraso para engatinhar e andar;
  • Caminha na ponta dos pés;
  • Apego exagerado a determinados objetos;
  • Não gosta de sair da rotina;
  • Apresenta estereotipias, como: balançar o corpo para frente e para trás, balançar as mãos, bater os pés no chão ou em algum objeto próximo, girar objetos ou girar em volta do próprio corpo, estalar os dedos, roer as unhas sem parar, entre outros. 

O que é autismo infantil leve?

Assim como qualquer pessoa, cada autista tem suas características. No caso do autismo de grau leve ou de alta funcionalidade, o diagnóstico pode demorar um pouco mais para ser feito, pois os sinais são mais sutis.

A criança irá apresentar as mesmas características e sintomas já descritos anteriormente, mas de uma forma mais branda.

No entanto, com o tratamento adequado e a estimulação precoce, ela deverá ter um bom desenvolvimento e viver de forma independente.

Saiba mais: Autismo em meninas – veja como identificar e tire as suas dúvidas

você pode gostar também