Mulheres que perderam mama por câncer ganham reconstrução gratuita

Ana Paula Rocha, que é uma esteticista mineira criou algo que está elevando a autoestima das mulheres que tiveram câncer e tiraram o órgão, então ela decidiu reconstruir as mamas. O projeto se chama “Janeiro a Janeiro Rosa”, e vale ressaltar que é totalmente gratuito para realmente ajudar as mulheres que passaram pela mastectomia. 

Esse projeto começou no ano de 2022 e já ajudou cerca de 40 mulheres. Ana comentou: O fato de ser um procedimento com tão pouco acesso, me sensibilizou. Resgatar um pedacinho que faz parte da nossa feminilidade, que foi retirado com tanto trauma, dores físicas e emocionais. Isso me fez criar coragem de abraçar com força a história de mulheres que venceram o câncer de ama, e poder oferecer a elas esse resgate da autoestima sem nenhum custo”

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) afirma que para a cada três anos no Brasil, sejam diagnosticados 66 mil novos casos de câncer de mama, ele é um tipo de tumor maligno que se for descoberto logo no início tem chances de recuperação.  

Mulheres que perderam mama por câncer ganham reconstrução gratuita
veja o projeto que está ajudando as mulheres que tem câncer de mama. Imagem: Freepik

Mulher disse que “Faltava algo” 

Marinalva Martins de Souza, que tem 47 anos, é recepcionista e recebeu o diagnóstico com câncer no ano de 2017. Um ano antes, ela estava em uma palestra na empresa que trabalhava quando descobriu um nódulo no seio durante o autoexame. 

E a batalha começou e foi até o final de 2017, até então já tinha passado por 4 cirurgias, e uma delas aconteceu a retirada completa da mama. No ano de 2018, Marinalva reconstruiu sua mama com uma prótese e em 2019 ela refez esse processo novamente, mesmo depois de fazer isso ela falava que ainda estava sentindo que faltava algo, estava se sentindo vazia. 

“Eu me olhava no espelho e ainda faltava algo. Eu sei que o importante é a cura, eu a tinha, mas não me sentia completa”, contou Marinalva. 

Projeto que melhora da autoestima 

A autoestima é muito importante na vida de uma mulher, e Marinalva viveu isso, ela reconstruiu a aréola através do procedimento de micropigmentação que foi feito na clínica de Ana Paula, em Belo Horizonte, totalmente gratuito. 

Marinalva disse: “Depois da reconstrução eu me senti digna de ficar em frente ao espelho. Eu me senti completa, me olho no espelho e consigo visualizar uma mulher com seios maravilhosos”

Ana está muito feliz com esse projeto que está ajudando mulheres e disse que o objetivo principal é espalhar o amor “A missão é ajudar mulheres a se olharem no espelho e ter suas aréolas de volta. Assim, um passado doloroso poderá ser menos lembrado. A reconstrução é um resgate da autoestima, da feminilidade e da liberdade da intimidade dela de volta”

Veja também: INSS: pacientes com câncer de mama têm ESTES direitos; confira

Prevenção do câncer de mama 

  • Controlar o peso 
  • Manter atividades físicas 
  • Controlar o consumo de álcool 
  • Ter atenção redobrada quando fizer terapia de reposição hormonal 
  • Manter a alimentação saudável 
  •  Amamentar é também um fator protetor 

Veja também: Câncer de colo de útero: ESTAS mulheres precisam de atenção

você pode gostar também