Novo golpe do WhatsApp: esta mensagem é prigosa

Ganhar passagens aéreas gratuitas ou vouchers de compras, parece um sonho, não é? Mas cuidado! No mundo do WhatsApp, nem tudo que reluz é ouro. Golpistas estão usando técnicas cada vez mais sofisticadas para transformar seu sonho em pesadelo.

Atenção, MULHER: o que significa receber o código 0473 no WhatsApp
Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Cuidado com o novo golpe do WhatsApp: se você receber esta mensagem, veja o que fazer

1. Como o golpe começa?: Receber uma mensagem surpresa com promessas de prêmios e ofertas gratuitas pode parecer emocionante, mas, infelizmente, na maioria das vezes, é uma farsa. Os golpistas estão à espreita, usando o WhatsApp para enganar os usuários desavisados, mirando no que eles têm de mais valioso: suas economias.

2. O modus operandi dos golpistas: A mais recente tática desses fraudadores é usar ocasiões especiais, como o Dia Internacional da Mulher, para iludir os usuários. Eles criam mensagens convincentes, às vezes usando o nome e logo de empresas renomadas, prometendo brindes e promoções irresistíveis. O truque? Solicitar uma pequena taxa para o “envio” do prêmio inexistente. Ao fornecer seus dados bancários, você estará entregando suas finanças nas mãos de criminosos.

3. Empresas alertam sobre essas fraudes: Muitas empresas estão cientes desses esquemas fraudulentos circulando no WhatsApp e aconselham os usuários a exercerem cautela. Lembre-se: confie apenas em publicações em sites oficiais e contas verificadas no WhatsApp, Facebook e Instagram. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente, é.

 Prevenindo-se contra golpes: Passos simples a seguir

  • Desconfie de “Boas Ofertas”: Ao receber uma mensagem com uma oferta extraordinária, seja cético. Ofertas reais são geralmente razoáveis e não exigem compartilhamento de dados pessoais ou bancários para participação.
  • Mensagens encaminhadas: No WhatsApp, mensagens encaminhadas não são sinônimos de autenticidade. Muitas delas contêm golpes elaborados. Não encaminhe sem antes verificar a veracidade das informações.
  • Verifique a origem: Golpistas frequentemente usam identidades falsas, se passando por grandes marcas. Sempre confirme as ofertas no site oficial da empresa.
  • Proteja seus dados: Nunca compartilhe informações pessoais ou bancárias, mesmo que a oferta pareça autêntica. Os golpistas são astutos em suas abordagens para obter essas informações.
  • Reconhecendo números falsos: Empresas legítimas raramente usam WhatsApp para promoções. Uma mensagem de uma “grande marca” pode muito bem ser um golpista usando um número falso.
  • Exclua mensagens suspeitas: Recebeu uma mensagem duvidosa? Exclua-a imediatamente. Não clique em links e não responda. Bloqueie o remetente para evitar futuros problemas.
  • Contate as autoridades: Se suspeitar de atividade fraudulenta, não hesite em denunciar às autoridades. Você estará ajudando a impedir que outros sejam enganados.

Saiba mais: Férias em família: como planejar uma viagem com crianças?

você pode gostar também