Como ter um parto humanizado pelo SUS

O parto, um momento tão aguardado pelas grávidas, é crucial para as mães. A publicitária Carolayne Vieira, 25 anos, relata sua experiência de parto humanizado no Hospital Universitário de Brasília (HUB), enfatizando a importância do respeito e do afeto nesse processo.

O parto, um momento tão aguardado pelas grávidas, é crucial para as mães.
Parto (Pxhere/Reprodução)

O parto humanizado no HUB

O parto humanizado visa proporcionar conforto e empatia às mães durante o processo de dar à luz. Carolayne Vieira optou por esse tipo no HUB, onde se sentiu segura desde a primeira consulta ginecológica.

Cuidado adequado e efetivo

A médica Lizandra Sasaki, chefe da unidade Saúde da Mulher do HUB, esclarece que o parto humanizado se aplica a procedimentos normais e cesáreas, destacando o cuidado adequado e eficaz em todos os momentos.

Atendimento humanizado na rede pública

No Distrito Federal, todos os hospitais da rede pública de saúde estão habilitados para oferecer atendimento humanizado às mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto. Isso garante que as gestantes possam receber cuidados respeitosos e acolhedores, independentemente do hospital escolhido.

Experiência de Carolayne

Carolayne relembra que, embora o momento tenha sido doloroso, o tratamento carinhoso fez toda a diferença em sua experiência. Além disso, a presença do marido durante o procedimento também trouxe segurança adicional.

Escolhas que devem ser feitas

No parto humanizado, as gestantes têm a liberdade de escolher posições confortáveis ​​durante o processo. Carolayne destacou a importância de poder optar pela posição que a deixou mais à vontade, apesar da dor. Além disso, ela teve acesso a recursos como bola e banho com água quente, que auxiliaram no processo.

A importância do respeito e afeto

A história de Carolayne Vieira ressalta a importância do respeito e do afeto neste momento. O parto humanizado não elimina a dor, mas oferece um ambiente onde as mães se sentem respeitadas, acolhidas e podem fazer escolhas que tornem o processo mais confortável.

Uma experiência no HUB

A experiência de Carolayne no HUB reflete o compromisso da instituição em oferecer um atendimento humanizado, onde a segurança e o bem-estar da mãe são prioridades. Profissionais de saúde, como médicos, residentes e enfermeiras, são treinados para oferecer um cuidado carinhoso e respeitoso em todos os momentos, independentemente da via escolhida.

A liberdade de escolha

A possibilidade de escolher posições e o acesso a recursos como a bola e o chuveiro com água quente são aspectos importantes do parto humanizado. Isso permite que as mães se sintam mais sem controle do processo, o que pode reduzir a sensação de desconforto.

A presença do marido

O apoio emocional do parceiro também é valorizado. Carolayne destaca que a presença do marido trouxe segurança e apoio durante o procedimento, fortalecendo a experiência. A experiência de Carolayne Vieira no HUB ilustra como o parto humanizado, com foco no respeito e no carinho, pode fazer uma diferença significativa no processo de dar à luz.

O atendimento humanizado não elimina a dor, mas oferece um ambiente onde as mães se sentem valorizadas, seguras e podem fazer escolhas que tornem o processo mais confortável. Como todos os hospitais da rede pública de saúde no Distrito Federal possibilitam a oferta desse tipo de atendimento, as gestantes têm a oportunidade de vivenciar um parto mais respeitoso e acolhedor.

você pode gostar também