Há casos em que a queda pode ser temporária e o problema se resolve, sem tratamento, em alguns meses. Mas caso a queda persista, deve-se procurar por um atendimento especializado, de preferência em uma clínica de tratamento capilar.
Contando com uma equipe de profissionais especializados em diagnosticar e tratar as doenças que acometem tanto o couro cabeludo quanto a estrutura dos fios, uma clínica de tratamento capilar faz a avaliação completa da saúde dos cabelos para oferecer o melhor procedimento. Conheça alguns deles, como são realizados e para quem são indicados.
Contando com uma equipe de profissionais especializados em diagnosticar e tratar as doenças que acometem tanto o couro cabeludo quanto a estrutura dos fios, uma clínica de tratamento capilar faz a avaliação completa da saúde dos cabelos para oferecer o melhor procedimento. Conheça alguns deles, como são realizados e para quem são indicados.
- Tricoscopia: é um exame, realizado em uma clínica de tratamento capilar, que permite examinar detalhes do couro cabeludo e dos fios que são imperceptíveis ao exame clínico tradicional para diagnosticar o que está ocasionando a queda de cabelos. Com um aparelho chamado dermatoscópio, que permite aumentar em até 400 vezes o tamanho dos fios, o procedimento permite saber a dimensão da perda de cabelo para que o médico possa escolher o melhor tratamento. Com ele, são diagnosticadas doenças como calvície, dermatite seborreica, alopecia areata, psoríase, lúpus, entre outras. Além de preciso, o exame não é invasivo, é indolor, rápido e não exige nenhum preparo prévio.
- Mesoterapia: a mesoterapia capilar é uma técnica de tratamento para queda cabelos. Consiste na aplicação de medicamentos e princípios ativos diretamente no couro cabeludo, o que potencializa os resultados do tratamento. Essas substâncias estimulam os folículos, aumentando a circulação sanguínea, o tempo de fase anágena (período de crescimento do fio) e promovendo uma melhora lenta e gradual dos cabelos. Além disso, a mesoterapia pode oferecer bons resultados ao atrasar a fase de queda, principalmente nos casos de calvície. Em geral, os resultados podem ser vistos depois da terceira aplicação e a quantidade de sessões depende da intensidade da queda, sendo recomendado o intervalo de uma a duas semanas entre elas.
- Implante capilar: trata-se de uma técnica cirúrgica que remove os folículos capilares de um local doador do paciente (nuca ou laterais da cabeça) para serem aplicados em uma área calva ou rarefeita. O objetivo é que os fios transplantados gerem novos folículos capilares saudáveis, o que estimulará o crescimento do cabelo. O implante capilar é recomendado para homens e mulheres que apresentem algum grau de calvície, queiram esconder cicatrizes, esconder falhas na sobrancelha, diminuir as entradas ou o tamanho da testa e corrigir falhas na barba. Na maioria dos pacientes, os fios transplantados começam a cair progressivamente após 15 dias da cirurgia e começam a crescer depois de, em média, três meses. O resultado pode ser visto um ano após o procedimento realizado.
- Microinfusão capilar: o tratamento é realizado com um aparelho, semelhante a uma caneta ou a um cilindro, que contém microagulhas. Ao ser pressionado sobre a área a ser tratada (a até 0,5 milímetro de profundidade), são causados pequenos furos na pele do couro cabeludo. É por eles que serão aplicados os medicamentos utilizados no tratamento. É importante que o procedimento seja realizado em uma clínica de tratamento capilar, por um médico capacitado, pois é utilizada uma mescla de medicamentos, que variam de paciente para paciente. As medicações (vitaminas, fatores de crescimento e bloqueadores de enzimas) podem ser usadas de forma isolada ou em conjunto, de acordo com cada diagnóstico, e as sessões são feitas em consultório, uma vez por mês. A microinfusão também pode ser associada a outros procedimentos, como laser.
- Laser capilar: o tratamento é indicado para queda de cabelos de leve a severa. A aplicação do laser é feita diretamente no couro cabeludo, sem utilização de agulhas. Por ter ação anti-inflamatória e vasodilatadora, o procedimento estimula o crescimento capilar, podendo ser utilizado também em casos de dermatite seborreica de couro cabeludo, caspa e após cirurgia de transplante capilar, acelerando a cicatrização. O tratamento fortalece os fios existentes e estimula o surgimento de novos, mais saudáveis e fortes, pois ele estimula a produção de colágenos, que auxilia na regeneração dos fios.
É importante que, independentemente do tratamento, este seja realizado em uma clínica de tratamento capilar, com profissionais capacitados, para que não haja riscos para o paciente. E lembre-se: nunca se automedique para tratar a queda de cabelos.