Terminei uma amizade tóxica e hoje me sinto assim

Ter uma melhor amiga pode ser uma das coisas mais especiais da vida. É sobre ter uma pessoa para comemorar suas conquistas, puxar a orelha quando necessário, compartilhar os medos, segredos e inseguranças mais profundas, e vice-versa.No entanto, em um momento ou outro, a amizade pode se perder por diversas razões diferentes, por exemplo, falta de cuidado, desequilíbrio na dedicação à relação, ou quando você percebe que essa amiga é tóxica.E, por mais que o rompimento seja doloroso, há benefícios ocultos que uma amizade tóxica pode te proporcionar à medida que avança em sua vida.
O término de uma amizade tóxica pode trazer traumas, mas também pode trazer muitas libertações e benefícios. Saiba mais e entenda se é o seu caso. - Imagem: Pixabay
O término de uma amizade tóxica pode trazer traumas, mas também pode trazer muitas libertações e benefícios. Saiba mais e entenda se é o seu caso. – Imagem: Pixabay

Benefícios de sair de uma amizade tóxica

1. Você aprende a não confiar nas pessoas imediatamente

Depois de passar por uma experiência tão traumatizante, você pode querer parar de confiar totalmente nas outras pessoas, e ser invadida por pensamentos como ‘se minha amiga próxima me traiu, qualquer um pode fazer o mesmo”.Depois de sair de uma amizade tóxica, lembre-se de que sua confiança é um privilégio pelo qual amigos ou parceiros precisam trabalhar. Não pense que você tem problema de confiança por causa dessa amizade. Saiba que foi uma experiência ruim e que aprendeu a lição de não confiar ingenuamente em todos.

2. Agora você pode concentrar sua energia em si mesma

Depois de se separar de uma amizade tóxica, você percebe que está livre do fardo da preocupação e do estresse constantes. Sendo assim, aproveite este momento para redirecionar sua energia em atividades que nutram o seu bem-estar.

3. Você pode detectar bandeiras vermelhas a um quilômetro de distância

Depois da experiência cansativa de uma amiga tóxica quebrando sua confiança, agora você sabe como são os sinais de alerta. Isso funciona a seu favor, porque saber exatamente o que a desanima permite que comece a estabelecer limites.

4. Dizer não fica mais fácil

O próximo benefício oculto que você pode desfrutar é aprender como dizer ‘não’ quando sentir que uma pessoa está ultrapassando os limites.Alguns amigos não se importam em passar 24 horas por dia, 7 dias por semana, um com o outro, e o mesmo vale para os relacionamentos. No entanto, definitivamente existem pessoas que precisam de seu tempo e espaço pessoal longe dos outros para ‘recarregar’.

Como saber se uma amizade é tóxica?

Na amizade tóxica, o amigo em questão também costuma invalidar os sentimentos do outro. Isto é, quando você relata algum problema ou alguma angústia, por exemplo, ele simplesmente te ignora, não dá a devida atenção e procura falar sobre si próprio.

O que é uma amizade tóxica?

Uma amizade tóxica pode ser definida como uma amizade que mantemos com alguém que não nos faz bem. Em vez de sentirmos prazer em passar o tempo com esse amigo, ficamos irritados, tristes ou cansados, como se ele tivesse sugado a nossa energia.

Saiba mais: Terminou uma amizade? Assista 3 filmes da Netflix que ajudam a superar
você pode gostar também