Vai mudar seu filho de escola? Veja cinco dicas para acertar na escolha

Troca de ambiente gera impactos na sociabilidade e educação da criança

Escolher uma boa escola para o seu filho pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais se a criança sempre estudou no mesmo lugar. Desapegar dos amigos e funcionários é desafiador. Porém, caso a mudança seja necessária, os pais precisam abrir o diálogo com os filhos e acolher todos os sentimentos, ponderando o que é mais importante. 

É fundamental levar em consideração que aquele ambiente fará parte da vida do seu filho para sempre, pois é lá que sua mente será desenvolvida e desafiada. Além disso, é na escola onde as habilidades sociais começam a se formar. 

Também vale lembrar que para os pais essa decisão não é nada fácil; quando um filho entra em uma escola, a família “abre mão” de um cuidado temporário e confia que a instituição garante todo o bem-estar que ele teria em casa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que todo esse processo fique um pouco mais simples. Confira: 

Projeto Político Pedagógico

Conhecido como PPP, o Projeto Político Pedagógico serve como uma orientação de como a escola será. Ou seja, a identidade daquela instituição, quais são os objetivos daquele lugar, quais são as metas a serem alcançadas pelos profissionais e quais são os sonhos que pretendem realizar.

Por isso, entender a escola em profundidade e avaliar se os valores ali empregados fazem sentido para a sua família é fundamental. Por exemplo, eles valorizam os profissionais formados em uma faculdade de Pedagogia? Acreditam na importância de ciência, arte e cultura? A escola oferece um ensino mais tradicional ou alternativo? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de avaliar uma mudança de escola. 

Cuidados básicos 

Pode parecer óbvio, mas questionar a escola sobre os cuidados básicos é fundamental para que o seu filho tenha a melhor qualidade de ensino. Pensando nisso, verifique a variedade da alimentação oferecida, questione sobre a higiene do ambiente e fique atento à segurança do local.


Existem pessoas especializadas exercendo cada função para que tudo se mantenha em bons padrões? Não deixe de fazer uma lista com tudo aquilo que acredita ser primordial e tire todas as dúvidas com os funcionários. 

Infraestrutura

Ao visitar a escola, preste atenção aos detalhes do prédio e peça para conhecer todos os ambientes. Levar em consideração se a escola oferece quadras poliesportivas, biblioteca, laboratórios, auditórios e espaços de lazer pode fazer toda a diferença quando colocado no papel o que é fundamental para a educação desejada. 

Por isso, questione o básico, se o prédio é antigo, se tem vazamentos quando chove, se oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e qual é a qualidade de todo o material utilizado, como cadeiras, lousas e mesas, por exemplo. Porém não deixe de lado tudo o que pode valorizar ainda mais o ensino do seu filho. 

Localização

Pensar na rotina da família é essencial para a escolha da melhor escola. Dessa forma, leve em consideração a distância entre a sua casa e as possíveis instituições de ensino, quem o levará para as aulas e se existem opções de fácil acesso.

Por exemplo, caso a criança precise se deslocar com uma van escolar, existe mais de uma opção? Seu filho vai precisar sair de casa com muita antecedência? O caminho que o motorista faz é seguro e confiável? 

Leve em consideração o bem-estar da família para que os imprevistos não ocorram com frequência e não prejudiquem o que é essencial para o bom funcionamento do dia a dia. 

Mensalidade 

Caso opte por uma escola particular, se preparar para a mensalidade é fundamental para que não haja nenhum prejuízo financeiro. Por isso, o ideal é que o valor não ultrapasse 25% da renda familiar. 

Muitas escolas oferecem bolsas de estudos ou outras maneiras de descontos. Para isso, converse com a equipe e busque um bom acordo. 

Faça contas e tenha certeza de que a escola escolhida está dentro do orçamento. Lembre-se: os gastos na educação incluem atividades, uniformes, materiais, etc.

você pode gostar também