Tem criança em casa? ELIMINE estas 7 frases do lar

Com palavras podemos educar, mas também podemos prejudicar muito. Algumas frases proibidas em famílias com crianças são aquelas que optam pelo uso de comparações ou que usam rótulos negativos.

As palavras não são inofensivas e também não são sem sentido. Elas criam e moldam a verdade, transmitem ideias, avaliações e em muitas vezes são formadoras de preconceito.

Tem criança em casa? Elimine estas frases do seu lar e veja a mudança acontecer. | Crédito Imagem: Pixabay
Tem criança em casa? Elimine estas frases do seu lar e veja a mudança acontecer. | Crédito Imagem: Pixabay

Descubra quais frases devem ser proibidas de usar com crianças

Por muito tempo, o adultocentrismo (prática que estabelece aos jovens e crianças menos liberdade) acreditou que o uso de certas frases fortalecia as crianças. “Este é o mundo real, você tem que prepará-las para isso” é uma frase que sintetiza esse estilo de educação.

Porém, quando nos comportamos dessa forma, negligenciamos a inteligência, a importância do bom trato e respeito. Os pequenos não são fortalecidos por uma educação baseada no medo, no castigo ou no abuso.

O que nunca dizer perto das crianças

1- “Você é inútil”

Seja qual for o termo que escolhermos (inútil, medroso, bobo ou outro), devemos estar atentos não só à agressividade dessas palavras, mas também aos danos que podemos causar àquela criança. Por exemplo, podemos fazê-la acreditar que realmente é inútil e que se sente reconhecida nesse rótulo. Com o tempo, a criança se apropriam desses rótulos e esquece sua origem. É assim que ela se torna uma pessoa incapaz de se visualizar como alguém bem-sucedido ou capaz de atingir seus objetivos.

2- “Você me cansou”

É verdade que às vezes podemos precisar de um respiro, já que a conciliação da vida pessoal, profissional e familiar pode ser desgastante. No entanto, devemos evitar colocar todo o nosso estresse nas crianças. Isso pode até deixá-las com medo de que as abandonemos.

3- “Pare de chorar, não é grande coisa”

É uma das frases que se repete com mais frequência e que também é mais profunda. Essa afirmação invalida completamente as emoções da criança e minimiza o que a afeta.

4- “Porque eu disse”

Uma frase que apela à autoridade, mas não ao significado ou à explicação. Ou seja, não há aprendizado ou reflexão. Dessa forma, o que ensinamos às crianças é que elas devem obedecer, mesmo sem perguntar por quê. Com o tempo e a repetição dessa ideia, elas podem aprender a ser submissas e acríticas.

Saiba mais: Vereador sugere que crianças com autismo devem ser curadas “na chibata”

você pode gostar também