Adeus, gordura do fogão! Essa misturinha acaba com ela rapidinho

O acúmulo de gordura no fogão é uma preocupação comum nos lares, gerando a necessidade de uma solução eficaz de limpeza.

A importância da limpeza de fogões reside na segurança, higiene e eficiência. A sujeira e a gordura acumulada podem representar riscos de incêndio, atraem insetos, corroem as superfícies, afetam a qualidade dos alimentos. Portanto, a limpeza regular dos fogões é fundamental para manter um ambiente de cozinha seguro, saudável e funcional.

O acúmulo de gordura no fogão é uma preocupação comum nos lares, gerando a necessidade de uma solução eficaz de limpeza.
Fogão (Pxhere/Reprodução)

Busca por produtos adequados gera desafios

A remoção de gordura nos fogões pode ser uma tarefa árdua, mas é importante para manter sua cozinha limpa e segura. Além disso, a dificuldade em encontrar produtos de limpeza eficazes para remover a gordura gera desafios para os consumidores. 

No entanto, uma alternativa econômica e eficaz para esse problema é a utilização de uma mistura caseira composta por três tipos comuns: pasta de dente, sabonete e bicarbonato de sódio.

Passos para a preparação da mistura de limpeza

A preparação da mistura de limpeza é uma etapa fundamental para resolver o problema da gordura nos fogões. Para isso, siga as instruções abaixo:

  • Combine 1 xícara de sabonete, 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de pasta de dente em um recipiente;
  • Misture cuidadosamente os ingredientes até obter uma consistência consistente, livre de grumos.

Passos para a aplicação eficaz da mistura

A aplicação da mistura de limpeza é o próximo passo para obter um fogão limpo e brilhante. Siga estas etapas:

  • Certifique-se de que o fogão esteja completamente frio antes de iniciar a limpeza;
  • Retire as grades, queimadores, anéis de fogo, painéis de controle e outras peças que possam ser retiradas, de modo a facilitar a limpeza das áreas subjacentes; 
  • Aplique a mistura diretamente nas áreas com acúmulo de gordura no fogão;
  • Utilize uma esponja ou um pincel macio para espalhar uma mistura uniformemente sobre as superfícies sujas;
  • Deixe a mistura agir por alguns minutos, permitindo que os ingredientes penetrem na gordura e a soltem;
  • Se necessário, use uma escova ou esponja para esfregar;
  • Após o tempo de espera, utilize um pano úmido ou uma esponja limpa para remover a sujeira e a mistura do fogão;
  • Enxágue bem com água limpa para remover qualquer resíduo;
  • Seque a superfície do fogão com um pano seco para garantir um acabamento brilhante e sem manchas;
  • Recoloque as grelhas e queimadores do fogão. 

Fogão limpo e brilhante 

O resultado desse processo é um fogão limpo e brilhante, sem a necessidade de utilizar produtos industriais. A solução caseira demonstra que, muitas vezes, a resposta para problemas domésticos comuns está ao alcance em nossa cozinha e no banheiro, proporcionando uma alternativa econômica e eficaz para a limpeza dos fogões.

Lembre-se de seguir as instruções do fabricante do fogão, pois diferentes tipos de fogões e superfícies podem exigir métodos específicos de limpeza. Em suma, através da limpeza regular com o mistura caseira, irá lhe ajudar a manter seu fogão limpo e seguro para uso

Gostou do assunto? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também