Golpistas estão usando 4 números de telefone; não atenda nenhum deles

A comunicação na era digital trouxe rapidez e acessibilidade, mas também riscos significativos. 

Os golpistas estão procurando informações pessoais e dinheiro por meio de ligações telefônicas fraudulentas. Neste artigo, apresentarei uma lista de quatro números que devem ser evitados a todo custo, além de explicar como esses golpes funcionam e fornecer dicas para se proteger.

A comunicação na era digital trouxe rapidez e acessibilidade, mas também riscos significativos. 
Golpistas (Pxhere/Reprodução)

Método de golpe

Os golpistas começam geralmente com uma mensagem SMS suspeita, alertando sobre uma transação financeira duvidosa, muitas vezes com valores elevados. Esta mensagem foi projetada para criar medo e senso de urgência na vítima.

A mensagem orienta a vítima a entrar em contato com a central de atendimento por meio de um número 0800 fornecido ou um link. Ao clicar no link, a conexão é iniciada automaticamente. Ao atender a ligação, os golpistas fazem passar por funcionários de bancos ou instituições financeiras, utilizando linguagem bancária e expressões para conquistar a confiança da vítima.

Durante a chamada, os golpistas solicitam informações pessoais, detalhes financeiros, senhas e códigos de autenticação sob o pretexto de “verificar a identidade” ou “resolver o problema”. Com essas informações em mãos, os criminosos têm acesso às contas bancárias da vítima, podendo efetuar transferências e compras, causando prejuízos financeiros substanciais.

Lista de números a evitar

Para resguardar sua segurança financeira, é vital evitar atender ligações dos seguintes números:

  • 0800 915 3002;
  • 0800 9153 004;
  • 0800 545 4054;
  • 0800 168 7070

Protegendo-se contra golpistas

A comunicação moderna, embora rápida e eficaz, também traz consigo ameaças. Os golpistas estão usando táticas enganosas para obter informações pessoais e financeiras. Ficar vigilante, seguir as dicas de proteção e agir com precaução ao atender ligações suspeitas são medidas essenciais para manter sua segurança financeira na era digital.

Nunca compartilhe dados sem confirmação

Uma precaução essencial é não fornecer informações pessoais ou financeiras por telefone, a menos que você esteja absolutamente certo de que está lidando com uma pessoa ou empresa confiável. Lembrando que a proteção de suas informações pessoais é fundamental para sua segurança e privacidade.

Desconfie de números desconhecidos ou de outros DDDs

Tenha cautela em relação a ligações de números desconhecidos ou com DDDs de estados, ou países diferentes. Os golpistas costumam usar números com os quais você não está familiarizado. Uma ótima dica é que, se possível, configure seu telefone para mostrar a identificação de chamadas, de modo que você possa conferir o número e o nome, se estiver disponível, antes de atender a chamada.

Evite ofertas boas demais para serem verdade

Desconfie de ofertas ou promoções que parecem vantajosas, especialmente em situações de compras, investimentos ou transações financeiras. Lembre-se de que, muitas vezes, aquilo que parece bom demais para ser verdade geralmente é.

Desligue a ligação caso haja insistência ou agressão 

Se o interlocutor insistente ou agressivo ao telefone, desligue imediatamente. Em suma, é importante lembrar que, em casos de ameaças, graves ou não, você deve relatar a situação às autoridades policiais para poderem tomar medidas legais.

Gostou do assunto? Confira mais dicas no vídeo a seguir: 

você pode gostar também