O que é odontologia estética e qual a sua relação com a saúde bucal

A cada dia que passa, a procura pela odontologia estética aumenta ainda mais. Afinal, são diversos procedimentos capazes de reformar todo o seu sorriso.

odontologia estética

Vale ressaltar que é essencial que além de bonitos, os dentes precisam estar saudáveis. Por isso é tão importante estar com a saúde bucal em dia.

Felizmente, é possível unir a estética para deixar com que a sua arcada dentária esteja não só bonita, mas também saudável.

Neste artigo você irá descobrir qual a relação da saúde bucal com a odontologia estética. Continue lendo e descubra como é possível ter um belo sorriso.

Qual a relação da saúde bucal com a odontologia estética?


Sabemos que em alguns momentos as pessoas se preocupam mais com a estética do que com o procedimento necessário.

Vamos supor que o paciente chega na clínica reclamando de uma gengiva retraída e que quer consertar o seu sorriso. Contudo, não é apenas a odontologia estética que deve ser focada, mas sim, a causa daquele problema.

Isso significa que a odontologia estética pode complementar a saúde bucal e vice-versa.

Essa relação pode ser vista em diversas situações, até mesmo na higienização entre as refeições. Afinal, um belo sorriso precisa ser saudável e limpo, caso contrário, ficará amarelado e com um aspecto de maus cuidados.

Vale ressaltar também que a odontologia estética pode ser uma forte aliada para a autoestima e muitos outros benefícios como:

  • Melhora no humor;
  • Aumento de energia;
  • Melhora na socialização;
  • Aumento na confiança em momentos de destaque.

Estudos apontam que o sorriso pode ser um dos fatores que mais alteram o emocional de uma pessoa e a forma que ela se vê em frente de um espelho.

Por isso, se uma pessoa está com alguma doença bucal como a cárie, não basta apenas fazer o tratamento de canal, mas também cuidar da restauração para que o dente não fique destoando de todo o sorriso. 

Descubra alguns tratamentos estéticos que auxiliam na saúde bucal


Agora que você já sabe qual a relação entre a odontologia estética e a saúde bucal, chegou o momento de descobrir quais são os procedimentos que além de proporcionar um sorriso bonito, deixam os seus dentes saudáveis.

Confira abaixo quais são os principais procedimentos realizados nas clínicas odontológicas que unem estética e saúde bucal:

 1- Lentes de Contato


A aplicação de lente nos dentes ganhou o coração dos pacientes justamente por ser um dos procedimentos mais modernos da odontologia estética.

Conhecida como o aprimoramento das facetas de porcelana, as lentes de contato dental são ainda mais finas e permitem que caso o paciente queira remover depois de um tempo, é possível fazer todo o processo de remoção sem que os dentes sofram danificações.

As lentes dentais são muito procuradas por pacientes que desejam modificar o tamanho ou a coloração dos dentes e, ainda, ajustar pequenos desnivelamentos.

2- Implantes Dentários


A prótese sobre implante dentario serve não somente para melhorar o sorriso de uma pessoa que perdeu um ou mais dentes.

Este procedimento auxilia na mastigação, fazendo com que a pessoa consiga se alimentar melhor e, assim, ter uma ótima digestão.

Diferentemente das dentaduras, os implantes dentários conseguem garantir uma segurança maior para os pacientes, uma vez que são fixados no osso do maxilar.

Isso evita que situações constrangedoras, como ter de ajustar a prótese móvel durante uma conversa ou não conseguir morder uma maçã durante um café da manhã, ocorram.

Dessa forma, este tratamento pode fazer com que a autoestima do paciente seja devolvida e, junto a isso, a funcionalidade de seus dentes. 

3- Clareamento Dental


O clareamento dental com moldeira é um dos procedimentos estéticos mais procurados por pacientes de diferentes perfis.

Isso porque, independentemente da idade, ninguém quer ficar com os dentes amarelados, não é mesmo?

Esta variação na cor dos dentes pode acontecer devido aos maus hábitos de alimentação, como consumo de bebidas com excesso de corantes, cigarros e até mesmo fatores genéticos.

Contudo, há grandes chances de melhora ao realizar este procedimento estético se o paciente cuidar da saúde bucal, praticar uma boa higiene bucal. 

A avaliação do dentista é fundamental!


Mesmo que estes procedimentos que abordamos ao decorrer do texto pareçam ser simples, é preciso ter o aval de um profissional qualificado.

Afinal, o dentista é a pessoa mais capacitada para indicar qual é o melhor tratamento para cada tipo de situação.

Sabemos que atualmente é possível ter acesso à muita informação na internet. Contudo, nada disso substitui uma avaliação presencial em uma clínica de odontologia.

Portanto, se você deseja fazer alguma mudança em seu sorriso como a implantação de próteses fixas, pesquise agora mesmo por “implante dentario preco medio”, selecione a opção que mais te agradar e agende uma consulta.

Dessa forma, será possível se certificar de que está no caminho certo para um sorriso bonito esteticamente e, acima de tudo, saudável!

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto
Postagem Anterior Próxima Postagem