Lava-louças na Black Friday é uma boa? Veja os mitos e verdades

Existem muitos mitos e verdades sobre lava-louças que podem gerar confusão. Confira abaixo a explicação detalhada de cada um deles. 

As máquinas lava-louças modernas são reconhecidas por sua eficiência na lavagem, economizando água e aumentando a capacidade de higienização. No entanto, ainda há muitos mitos e verdades sobre o uso desse equipamento. 

Existem muitos mitos e verdades sobre lava-louças que podem gerar confusão. Confira abaixo a explicação detalhada de cada um deles. 
Lava-louças (Pxhere/Reprodução)

Mito: A lava-louça gasta mais água 

Contrariando a crença comum, as lava-louças modernos não consomem mais água do que a lavagem manual. Na verdade, os modelos mais recentes são otimizados para um consumo muito menor de água em comparação com equipamentos antigos. 

Segundo os fabricantes, usar a lava-louça é até seis vezes mais econômico em termos de água do que a lavagem manual. Além disso, outro fabricante afirma que a economia de água pode chegar a 85% na comparação.

Mito: A lava-louça gasta muita energia elétrica 

Ao contrário da noção de que a lava-louça consome muita energia, as máquinas modernas tendem a ser eficientes energeticamente. As classificações energéticas geralmente refletem um alto nível de eficiência.  Embora a água seja precisa ser aquecida para o ciclo de lavagem, testes e comparações mostram que o consumo energético é extraído ao de uma máquina de lavar roupas.

Conforme o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o consumo mensal médio de energia para uma lava-louças, com uso diário de um ciclo básico de 40 minutos, é de cerca de 30 kW/h, embora esse valor pode variar dependendo do tamanho do aparelho e do tipo de ciclo selecionado.

Mito: Lava-louça é difícil de instalar e grande demais para minha cozinha 

A instalação de uma lava-louça não é tão complicada quanto se imagina. Eles precisam de uma torneira para entrada de água, uma saída adequada e uma conexão elétrica de cerca de 20 A. Profissionais podem ser consultados para confirmar medidas e locais adequados de instalação antes da compra. 

As máquinas variam em capacidade, medida em “serviços” que exigiam peças usadas por uma pessoa em uma refeição. Existem modelos compactos com capacidade de 6 ou 8 serviços, adequados para solteiros e casais, e máquinas maiores, com capacidade de 10, 12 ou 14 serviços, para famílias maiores.

Verdade: Não dá para lavar tudo na máquina 

Embora a maioria das louças de cozinha possam ser lavadas em uma lava-louças, existem abordagens. Os fabricantes geralmente não recomendam máquinas para objetos de madeira, potes de plástico, facas de chef, frigideiras de ferro e panelas esmaltadas. 

No entanto, a maioria das outras moedas, incluindo pratos, talheres, copos, taças e panelas, podem ser lavadas com segurança no lava-louças. As máquinas modernas possuem ciclos de limpeza específicos para diferentes tipos de louça, proporcionando uma lavagem eficiente.

Lava-louças: um potencial desconhecido 

As Lava-louças modernas oferecem eficiência comprovada na economia de água e energia, desmentindo mitos comuns sobre seu uso. A facilidade de instalação e as especificações em tamanhos tornam esses aparelhos acessíveis a uma variedade de lares.

A verdade é que, ao escolher uma lava-louça, você economiza tempo e esforço na cozinha, além de desfrutar de louça limpa e seca após cada ciclo. Os benefícios superam os custos, tornando a aquisição de uma máquina de lavar louça uma opção prática. Portanto, considere suas necessidades e orçamento ao escolher o modelo que se encaixa perfeitamente na sua rotina doméstica.

Gostou do tema? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também