Varrer a casa à noite pode ser um grande erro

Antes de pegar a vassoura após o jantar, você já se perguntou se existe um momento ideal para realizar essa tarefa? Varrer a casa vai além de uma atividade de limpeza; ele carrega tradições e crenças que ultrapassam a poeira e os detritos. Neste artigo, vamos explorar os mitos e superstições que envolvem o ato de varrer à noite e o que está por trás desse costume peculiar.

Motivos para não varrer a casa durante a noite.
Vassoura (Pixabay/Reprodução)

Principais motivos para não varrer a casa à noite

Segundo diversas tradições, usar a vassoura após as 18h pode ser desfavorável, acreditando que varrer à noite perturba a harmonia energética do lar. Historicamente, a noite é vista como um tempo de descanso e tranquilidade. Varrer era considerado uma atividade energética que poderia perturbar a calma do lar. Esta crença ressalta a importância de respeitar o momento de descanso e serenidade durante a noite.

Outra crença relacionada é a ideia de que varrer depois que o sol se põe pode simbolicamente “varrer” a sorte ou a prosperidade para fora da casa, especialmente se a sujeira for jogada para fora. Isso demonstra como a tradição valoriza a manutenção da sorte e da prosperidade dentro do lar. Evitar a limpeza noturna é uma forma de garantir que as energias positivas permaneçam presentes.

Além disso, historicamente, as pessoas acreditavam que o ar da noite poderia ser prejudicial à saúde, uma ideia denominada de “mau ar” ou miasma. Varrendo à noite, temiam que isso agitasse o ar noturno e aumentasse o risco de doenças. Essa crença reflete a preocupação com a saúde e a higiene, destacando a importância de evitar atividades que pudessem prejudicar o bem-estar da família.

Outras superstições relacionadas à vassoura

Além do tabu de varrer à noite, existem outras superstições relacionadas à vassoura. Certamente muitos não devem conhecer, mas servem como um pouco de curiosidade para sua leitura, segue abaixo:

  1. Não Levar Vassouras para uma Nova Casa: Recomenda-se deixar vassouras e produtos de limpeza do antigo endereço ao se mudar para uma nova morada para evitar atrair energias negativas.
  2. Varrer de Fora para Dentro: Varra sua casa de fora para dentro em dias específicos da semana para atrair felicidade e prosperidade.
  3. Expulsar Visitantes Indesejados: Pendurar uma vassoura com as cerdas para cima atrás da porta da frente simboliza que sua casa está protegida contra intrusos.
  4. Deixar uma Vassoura Atrás da Porta: Evitar deixar uma vassoura atrás da porta, pois isso pode bloquear o fluxo de energias e criar obstáculos na vida.
  5. Renove no Ano Novo: Descartar a vassoura velha na véspera de Ano Novo simboliza a renovação e a abertura para novas oportunidades.
  6. Não Emprestar sua Vassoura: Acredita-se que emprestar sua vassoura pode permitir que a energia negativa da outra pessoa se transfira para ela, sujando energeticamente o chão da sua casa ao usá-la novamente.

Conclusão

Embora essas crenças possam parecer antiquadas nos dias de hoje, elas persistem em muitas culturas. Essas tradições servem como um lembrete de como as atividades diárias podem ser carregadas de significado além de sua função prática. Independentemente de acreditar ou não nas superstições relacionadas à vassoura, elas nos convidam a refletir sobre o valor das tradições em nossa vida cotidiana.

Gostou deste conteúdo? Confira esse vídeo:

você pode gostar também