Minha vó me ensinou e eu vou te mostrar como perfumar a roupa

Todo mundo adora sentir o cheiro de roupa limpa, mas você já se perguntou como pode manter suas roupas perfumadas? A solução pode estar na sabedoria das nossas avós. 

No artigo de hoje, compartilharei um segredo que fará suas peças exalarem frescor sem prejudicar o meio ambiente ou com o seu bolso. Desse modo, prepare-se para descobrir como perfumar sua roupa de forma natural.

Todo mundo adora sentir o cheiro de roupa limpa. A solução pode estar na sabedoria das nossas avós. 
Lavar roupa (Pxhere/Reprodução)

Segredo de vó

Todo mundo pergunta meu segredo para perfumar minha roupa. Vem da minha avó! O primeiro passo para garantir que elas saiam da máquina com um cheiro agradável é manter o eletrodoméstico em condições impecáveis. 

Uma máquina de lavar livre de calcário e mofo é essencial. Para isso, execute uma lavagem vazia a 60 ou 90 graus regularmente, o que ajudará a desinfetar e remover qualquer resíduo indesejável.

O poder dos óleos essenciais

Os óleos essenciais são aliados poderosos na busca por peças cheirosas. Além de serem naturais, possuem propriedades desinfetantes e relaxantes. Para um aroma cítrico e refrescante, opte por óleo essencial de limão ou lavanda. Se prefere notas mais amadeiradas, o pinho ou musgo podem ser suas escolhas ideais.

Repelente natural de insetos

Para manter os insetos longe de suas roupas, aposte no óleo essencial de hortelã, eucalipto ou gerânio. No verão, o óleo de tea tree é uma excelente opção, enquanto no inverno, a canela, diluída em óleo de amêndoas, pode trazer um aroma reconfortante e menos intenso.

Preparo do spray perfumado

O spray perfumado à base de óleo essencial e água destilada pode ser usado de várias maneiras para manter um ambiente fresco e perfumado:

  • Roupas: Borrife o spray levemente sobre suas elas antes de guardá-las no armário. Isso deixará um aroma agradável que persistirá por algum tempo;
  • Armários: Borrife o spray no interior de seus armários para manter suas roupas com um cheiro fresco e afastar odores indesejados;
  • Gavetas: Da mesma forma, aplique o spray em gavetas onde você guarda roupas, lençóis ou objetos pessoais. Ele não apenas perfuma o ambiente, mas também ajuda a absorver a umidade, prevenindo mofo e odores desagradáveis.

Sacos perfumados DIY

Uma alternativa criativa e econômica para perfumar e absorver umidade em gavetas de roupas são os sacos de pano recheados com arroz e óleo essencial. Para criar esses sachês, siga estas etapas simples:

  • Escolha um pedaço de tecido de algodão limpo e corte-o em um tamanho adequado para o seu propósito, como pequenos saquinhos para gavetas;
  • Encha o saco de pano com arroz cru. O arroz atua como um agente absorvente, ajudando a manter a umidade afastada;
  • Adicione algumas gotas do óleo essencial de sua escolha ao arroz no saco. O aroma do óleo essencial impregnara o arroz e, consequentemente, o ambiente onde o sachê for colocado;
  • Feche o saco de pano de forma segura, garantindo que o arroz e o óleo essencial estejam contidos;
  • Coloque esses sachês perfumados nas gavetas, armários ou prateleiras onde deseja manter suas roupas cheirosas e protegidas da umidade.

Em suma, manter roupas perfumadas de forma natural, sem o uso de produtos químicos prejudiciais, é não apenas uma opção mais ecológica, mas também uma prática econômica inspirada na sabedoria das avós.

Quer deixar suas roupas mais perfumadas? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também