Os 10 nomes femininos para procurados em 2023 para as bebês

Na busca por nomes para suas filhas, casais enfrentam a desafiadora tarefa de escolher entre tradição e inovação. Apresentaremos um compilado de 10 nomes femininos mais buscados em 2023, revelando tendências que variam de escolhas clássicas, como Alice e Laura, a opções menos convencionais, como Hadassa.

Cada nome carrega consigo uma história rica, enraizada em diversas culturas, proporcionando aos pais uma gama de opções significativas para suas filhas. Exploraremos as origens e significados por trás desses nomes em destaque.

50 sugestões de NOMES para MENINAS sua filha será PODEROSA!
confira nomes para meninas que tem um grande significado. Imagem: Freepik

Os nomes de meninas mais buscados em 2023: Tendências e significados

A escolha do nome para o bebê é uma etapa emocionante, porém desafiadora, para muitos casais. Com tantas opções disponíveis, encontrar um nome que agrade a ambos pode ser um verdadeiro dilema. Para auxiliar pais indecisos, compilamos uma retrospectiva dos 10 nomes para meninas mais buscados em 2023, revelando tendências que variam desde nomes tradicionais até escolhas mais únicas.

Alice: Uma herança nobre

Alice, originado do germânico antigo, significa “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”. Este nome, presente em várias culturas, tem uma associação notável com personagens históricos e ganhou popularidade no século XIX, especialmente após o sucesso do livro “Alice no País das Maravilhas”.

Lívia: Conexões históricas e sofisticação

Lívia, com raízes na Roma Antiga, derivado do latim “Livius” e “Liviana”, carrega consigo uma profunda conexão histórica. Associado a figuras notáveis como Lívia Drusila, destaca-se por sua aura de força e sofisticação, mantendo uma popularidade constante em diferentes culturas.

Laura: Entre louros e vitórias

Originado no latim “Laurus”, que significa “loureiro” ou “vitoriosa”, o nome Laura tem uma tradição histórica marcante. Na mitologia romana, Laura era uma ninfa simbolizando beleza e perfeição. A popularidade do nome persiste em diferentes países, incluindo Itália, Espanha, Portugal e Brasil.

Rebeca: Uma ligação bíblica profunda

Com origem hebraica, Rebeca remete à personagem bíblica do Antigo Testamento, associada à ideia de “laço” ou “aquela que prende”. Representando conexão e vínculo, o nome é uma escolha significativa, especialmente em países de língua portuguesa e inglesa.

Beatriz: A que traz felicidade

De origem latina, Beatriz deriva de “beatus”, significando “aquela que faz os outros felizes” ou “aquela que traz felicidade”. Um nome rico em significado, é comum na cultura ocidental, especialmente na Itália e em países de língua espanhola.

Elisa: Devoção e conexão com o divino

Originado do hebraico “Elisheva”, que significa “Deus é abundância” ou “Deus é meu juramento”, Elisa carrega consigo um sentido de devoção e conexão com o divino. Apreciado em países de língua portuguesa e além, reflete uma escolha espiritual.

Olívia: Paz e simbologia da oliveira

Olívia, de origem latina, associado ao termo “oliva”, ganhou popularidade por sua conexão com paz e simbologia da oliveira. Um nome escolhido por pais em diferentes partes do mundo, destaca-se por sua representação de sabedoria, vitória e esperança.

Jessica: Sonoridade agradável e popularidade duradoura

Com origem hebraica, Jessica significa “Deus contempla” ou “Deus olha”. Apesar de sua origem antiga, ganhou popularidade nas últimas décadas, especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Brasil.

Hadassa: Beleza, doçura e vida eterna

Hadassa, derivado do hebraico “hadas”, que significa “murta” ou “mirto”, destaca-se por sua ligação com a cultura judaica. Simbolizando beleza, doçura e vida eterna, é comum em países com comunidades judaicas significativas.

Isadora: A dádiva de Ísis

Derivado do grego “Isidoros”, Isadora combina “Isis”, deusa egípcia da fertilidade, e “doron”, que significa “dádiva” ou “presente”. Interpretado como “dádiva de Ísis” ou “presente de Deus”, sua popularidade varia ao longo dos séculos e em diferentes regiões.

Esses nomes não apenas refletem as preferências atuais, mas também carregam consigo ricos significados culturais e históricos, proporcionando aos pais uma ampla gama de escolhas significativas para suas filhas. Ao decidir o nome da criança, considerar a origem e o significado pode adicionar uma camada extra de significado e conexão.

você pode gostar também