Como equilibrar o tempo de tela das crianças sem proibições

Uso de dispositivos eletrônicos pode ser uma experiência positiva desde que sob supervisão

A relação das crianças com os dispositivos eletrônicos está cada vez mais próxima. Isso porque a tecnologia está presente em diversos momentos do dia a dia das famílias e, consequentemente, acaba fazendo parte da rotina dos pequenos. 

Segundo a pesquisa “Crianças e Consumo de Mídia”, realizada pelo Ibope Media em 2015, com 2.524 crianças de 4 a 14 anos, o tempo médio que esse público passa diariamente em frente às telas é de 4 horas e 12 minutos. A tendência é que essa média tenha aumentado, uma vez que o desenvolvimento de aplicativos para essa faixa etária cresceu bastante nos últimos anos.

Isso significa que as crianças estão expostas a uma grande quantidade de conteúdos, alguns dos quais não adequados à sua idade. Por isso, é essencial que os pais estejam atentos às atividades que seus filhos realizam on-line e às conversas que têm com outras pessoas por meio das redes sociais.

Além disso, é preciso orientar as crianças a navegarem na internet de forma segura e responsável, sempre sob supervisão, pois o ambiente virtual também pode trazer experiências positivas para o desenvolvimento infantil.

Por conta disso, neste artigo, iremos abordar: os perigos da internet para as crianças, os benefícios da tecnologia para os pequenos e também os cuidados que os pais devem ter com o uso da internet pelos filhos.

Principais riscos do uso da internet para as crianças

A internet proporciona uma infinidade de oportunidades para as crianças, desde acesso à educação e entretenimento até a comunicação com os amigos e a família. No entanto, ela também pode ser um ambiente perigoso para os pequenos caso seja usada sem a devida supervisão.

Desse modo, os pais devem ficar sempre atentos aos conteúdos consumidos pelos filhos a fim de evitar casos de bullying on-line, por exemplo. Além do mais, é necessário evitar que eles tenham contato com material inapropriado para a sua faixa etária.

O bullying é uma das principais preocupações quando se trata de segurança on-line. As crianças podem ser bullies umas das outras através de mensagens de texto, redes sociais, chats ou jogos on-line. Isso pode ocorrer através de comentários maldosos, envio de mensagens ameaçadoras ou até mesmo disseminação de rumores maliciosos.

Os conteúdos inapropriados também costumam gerar grandes preocupações nos pais, uma vez que as crianças podem acabar tendo contato involuntário com esse tipo de material através de redes sociais ou até mesmo via anúncios enganosos. Assim, é de suma importância que, durante o uso da internet, haja sempre um responsável ao lado da criança a fim de evitar algo desse tipo.

Benefícios da tecnologia para os pequenos

Para as crianças, os benefícios da tecnologia podem ser inestimáveis. Isso porque as ferramentas tecnológicas conseguem auxiliá-las no seu processo de aprendizagem. Além disso, os pequenos ainda podem se divertir e entreter com inúmeros jogos e brincadeiras por meio de aplicativos.

Uma das principais vantagens da internet para as crianças é a facilidade com que elas podem ter acesso a diversos conteúdos educativos. Isso porque a web está repleta de sites e canais voltados para o ensino de diversos assuntos, desde História até matemática.

Outro grande benefício que podemos destacar é a possibilidade de socializar com outras pessoas de sua idade ou similar. Isso porque, atualmente, existem diversos sites e redes sociais voltados para o público infantil. Nesses ambientes, as crianças podem criar seus avatares, fazer amizades e jogar on-line.

De fato, a internet oferece inúmeros benefícios para as crianças, tanto no que diz respeito à sua educação quanto ao seu entretenimento. No entanto, os pais precisam atentar para o tempo que as crianças passam on-line. Isso é muito importante, pois o excesso de tempo na frente da tela pode ter efeitos negativos no desempenho escolar e na saúde dos pequenos.

você pode gostar também