Tendências da Cadeia de Suprimentos para otimização de processos internos

Manter uma boa cadeia de suprimentos é extremamente importante para o seu negócio, afinal, o número de usuários que realizam compras online aumenta de forma exponencial diariamente.

Os números, inclusive, chegam a ser animadores para qualquer empresa que está em crescimento dentro do seu respectivo nicho de mercado.

Porém, caso a empresa não tenha uma boa cadeia de suprimentos para conseguir estar apta a atender o seu cliente da melhor forma possível, estes números e este crescimento se tornam os motivos principais para o seu fracasso.

Ao observarmos que a tendência no mercado é de sempre ter o aumento deste número de usuários, notamos que de fato é essencial ter uma cadeia de suprimentos confiável e resiliente em seu negócio.

Por conta disso, é extremamente necessário compreender sobre todas as novas tendências desta área e as estratégias para otimizar essa base, essencial para o futuro do seu negócio.

Ficou curioso? Venha saber mais sobre as tendências da cadeia de suprimentos para a sua empresa!

Por que investir em uma Cadeia de Suprimentos?

O que não falta dentro do mercado são motivos para investir em uma boa cadeia de suprimentos! Sabe-se que a base de qualquer negócio são seus fornecedores, e por isso deve ser dada a devida ênfase e seleção de inúmeros critérios compatíveis com a sua empresa na hora de selecionar os provedores de serviços e de produtos para o seu negócio.

Não só isso, como também prova-se que ter uma boa gestão de fornecedores, com um bom controle sólido por meio de planilhas no excel, é um dos grandes segredos para o futuro sucesso do seu negócio.

E, para trilhar esse caminho de sucesso, é importante saber quais são as vantagens de investir em uma cadeia de suprimentos.

Bom, há inúmeros benefícios para a sua empresa quando se toma essa atitude, tais como: redução de custos para o seu negócio, com desperdício de estoque, redução de atrasos na rotina de entregas, maior quantidade de informações e melhor tomada de decisões na gestão interna da empresa, otimização da produtividade na empresa e integração dos processos internos.

Por fim, diante de tantos motivos positivos para investir em uma cadeia de suprimentos, é impossível não querer consolidar essa base para garantir o sucesso do seu negócio.

Entretanto, para isso, é importante também conhecer as novas tendências do mercado que facilitam esse processo.

5 tendências do futuro para potencializar resultados

tendências do futuro para potencializar resultados

Potencializar os resultados de sua cadeia de suprimentos é essencial para otimizar o crescimento da sua empresa – afinal, saber como encontrar bons fornecedores e organizar todos os produtos e serviços oferecidos por eles é essencial para ter essa integração da gestão interna do seu negócio.

Há inúmeras tecnologias atuais que tem como principal objetivo aprimorar toda essa cadeia de suprimentos e potencializar os resultados e a organização da sua empresa de forma que reduza seus custos e promova a melhora na qualidade do seu negócio!

IoT – Internet of Things

A Internet of Things têm se tornado uma das principais tendências dentro do mercado para a otimização da cadeia de suprimentos!

Pesquisas afirmam que 97% das empresas que aplicaram a tecnologia da IoT, sofreram uma expansão extremamente positiva no seu negócio.

Então, o que é a Internet of Things? A IoT consiste em rastrear os produtos distribuídos pelos fornecedores. De certa forma, é uma rede de objetos físicos que estão conectados a sensores, softwares e outros dispositivos com o principal intuito de conectar eles com outros dispositivos e sistemas através da rede.

Esta tecnologia se tornou extremamente importante dentro do mercado, afinal, ela em conjunto com uma etiqueta de identificação por radiofrequência ajuda a identificar e rastrear todos os objetos disponíveis no armazém – dessa forma, otimiza-se o tempo de busca e melhora a comunicação e a troca de informações a respeito deles.

Blockchain

A implementação de Blockchain tem mostrado com o passar do tempo inúmeros resultados positivos na organização da cadeia de suprimentos e da gestão interna de uma empresa!

O Blockchain nada mais é do que uma rede de informações que utiliza a descentralização como uma medida de segurança ativa, sem que haja uma possibilidade de alterar as informações ou os dados contidos nele.

Basicamente, podemos definir essa tendência como um livro-razão compartilhado e impossível de ser modificado, onde contém todos os registros de transações e rastreamento dos ativos dentro de uma rede empresarial.

De forma que qualquer item de valor possa ser rastreado e negociado na rede, o que reduz o risco e os custos para todos os envolvidos neste processo.

Em suma, esta é uma tecnologia presente no dia-a-dia da sua empresa, onde todos os dados compartilhados a respeito dos registros de transações realizados, dentre outros dados relevantes, são registrados de forma transparente.

Assim, há uma redução no gasto de tempo, no custo e uma otimização de segurança na hora de evitar futuras fraudes ou erros nos processos envolvidos.

Autonomia Robótica

Um grande passo rumo ao futuro, no que se diz respeito à organização de uma cadeia de suprimentos, é a partir da utilização de robôs para se ter um gerenciamento inteligente do seu inventário, no que chamamos dentro do mercado de Smart Supply Chain.

Essa tendência é aplicada de forma constante nas fábricas inteligentes, onde se utiliza robótica avançada para organizar e gerenciar toda a cadeia de suprimentos, de forma otimizada e rápida. 

Em conjunto, também se utiliza a tecnologia da Internet of Things para maior rastreio dos produtos e um constante fluxo de dados e informações, que são armazenados durante o cotidiano da produção, por meio de sensores espalhados pela fábrica.

Há inúmeros benefícios ao se aplicar uma autonomia robótica no gerenciamento da sua cadeia de suprimentos, que envolvem a agilidade no cotidiano com redução de tempo entre os processos internos, flexibilidade na rotina de produção e a otimização da eficiência. 

É evidente que este tipo de tecnologia demora a ser implementada em uma determinada cadeia de suprimentos, até pelo seu alto custo de aplicabilidade.

Porém, quando aplicado, promete trazer inúmeros resultados positivos e a otimização na organização desta cadeia.

Inteligência Artificial

Esta é outra tecnologia futurística presente como tendência para uma organização positiva da cadeia de suprimentos. Ao andar em conjunto com a autonomia robótica e a machine learning, essa trindade futurista permite que as máquinas trabalhem em conjunto com os humanos para melhorar a efetividade e a produtividade do seu negócio.

Ao se usar uma inteligência artificial para gerenciar a sua cadeia de suprimentos, a coleta e o armazenamento de dados e informações relevantes se torna mais estratégica e com menos erros humanos, o que gera inúmeros conteúdos úteis e relevantes para tomar decisões importantes dentro da empresa.

Enquanto isso, em conjunto, a tecnologia de learning machine faz uma verdadeira análise das informações coletadas pela inteligência artificial, com o objetivo de expor elas a vários exemplos, haja um reconhecimento de padrão para agir com base neles – dessa forma, realiza uma otimização de toda a cadeia de suprimentos da sua empresa.

Por fim, nota-se que para o bom desempenho do seu negócio, dentro do nicho de mercado, não é suficiente somente manter um bom controle organizacional da sua cadeia de suprimentos, mas sim também saber escolher bons fornecedores para evitar atrasos e fadiga durante a sua rotina e seu atendimento aos clientes. 

Realizar uma boa seleção de fornecedores aptos e manter uma cadeia de suprimentos organizada, são pontos ideais para sua empresa funcionar da maneira correta durante o seu dia-a-dia e crescer da forma que ela merece!

Tendências da Cadeia de Suprimentos