Benefícios do Chá de Cavalinha

A planta da cavalinha é fitoterápica, seu nome científico é Equisetum Arvance e também antes era conhecida como Equisseto. Ela ganhou esse nome porque o seu caule lembra a cauda de um cavalo.

São encontradas nas regiões pantanosas do nosso país e também em algumas partes da Europa e do Oriente Médio.

A cavalinha é fonte de vários minerais como o potássio, cálcio, e também o fósforo.

A cavalinha também é constituída também de saponinas, que são compostos cheios de antioxidantes, que são derivados do silício, que é responsável pela elasticidade de nossa pele.

Para que ela serve?

A combinação dos minerais encontrados na cavalinha e também a presença dos compostos saponinos, funcionam como uma drenagem linfática natural.

E isso acontece devido ao poder antioxidante das combinações que neutraliza radicais livres e ajuda eliminar a água do nosso corpo. A cavalinha também atua como um anti-inflamatório, nos ajudando a evitar doenças sistêmicas e também reumáticas.

Graças a sua ação diurética o chá de cavalinha também é bastante conhecido como um chá emagrecedor, indicado para ser usado em qualquer dieta de perda de peso e retenção de liquido.

Benefícios do Chá de Cavalinha 

  • Efeito Diurético
  • Previne algumas cardiopatias
  • Evita cálculos renais
  • Evita Diabetes
  • Ajuda na elasticidade da pele
  • Ajuda a tratar de fraturas
  • Auxilia no tratamento de Osteoporose 

Chá de cavalinha ajuda emagrecer?

O uso da cavalinha de forma efetiva para o emagrecimento é considerado real e apresenta duas formas. A primeira é que se tomarmos o chá produzido pela planta podemos perder peso, porém não acontecerá a perda de gordura. Por causa do seu efeito diurético, que faz com que perdemos a água do nosso corpo.

Porém a sua função antioxidante pode ser uma favorável ajudante para que possamos perder peso e termos e um emagrecimento de forma saudável.

Seu efeito desintoxicação no organismo acontece com a eliminação de toxinas que são ingeridas de através de alimentação de baixa qualidade, industrializada e processada, limpando assim o corpo de quem as consome.

Efeitos colaterais e contraindicações da cavalinha

Por causa do seu efeito diurético, pessoas que sofrem de problemas renais não devem tomar o chá de cavalinha e também infelizmente pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca.

Outra contraindicação é que pessoas que tem gastrite e úlceras não podem tomar o chá, pois ele poderá causar irritação na mucosa do estômago devido a presença do Tanino.

E também não é recomendado o uso do chá de cavalinha para mulheres que estão grávidas.

Receitas Do Chá de Cavalinha

Ingredientes 

1 colher de sopa de cavalinha desidratada
160ml de água 

Modo de preparo

Ferver a água com lascas de gengibre por 5 minutos. Depois desligue o fogo e coloque a cavalinha em in natura, tampe a panela e espere 10 minutos sob infusão. Não coloque açúcar e tome o chá por 12 horas após ficar pronto.

Chá de Cavalinha com Limão 

Casca de 1 unidade de limão
1 colher de sopa de cavalinha
160ml de água 

Modo de preparo

É da mesma forma de preparo da receita original da cavalinha acima mostrada apenas com algumas pequenas alterações.

Chá de Cavalinha com Canela 

2 paus de canela
1 colher de sopa de cavalinha
250ml de água 

Modo de preparo

Despeje a canela e água em uma panela e coloque no fogo. Após ferver acrescente a cavalinha. Espere 10 minutos e depois sirva o chá em uma xícara.

Viram como é fácil fazer o Chá de Cavalinha e quantos benefícios ele oferece à nossa saúde.

E o que as substâncias nele encontradas nos fornecem para nos ajudar a ter mais vitalidade?

Porém vimos também que existem infelizmente pessoas que não podem consumir esse tipo de chá e que para poderem consumi-lo, precisam consultar um médico para saberem se devem ou não tomar o chá e a quantidade que poderão tomar, caso o seu médico autorize.

Portanto assim como qualquer tipo de chá que tomamos, o chá de cavalinha oferece coisa boas, porém existem situações nas quais ele e outros chás não podem ser consumidos.

você pode gostar também