Varizes na gravidez: entenda a causa e saiba como tratar

Esse problema é muito comum em mulheres grávidas, e muitas delas não sabem como elas acontecem e nem como tratar as varizes na gravidez.

Desta forma iremos abordar esse tema, mostrando quais as principais causas, como tratá-las e algumas dicas de como evitá-las, acompanhe e saiba mais sobre o assunto.

No momento em que a mulher está grávida, muitas mudanças podem acontecer, mudanças de humor, mudanças no corpo.

Essas mudanças todas normalmente ocorrem devido às alterações hormonais, e com o passar do tempo essas mudanças são mais aparentes.

A mulher começa a ter uma barriga maior, dificuldade em andar, levantar, todo seu corpo sofre alterações muito grandes.

No final da gestação, principalmente nos últimos meses, pode acontecer de aparecerem algumas varizes por toda parte inferior do corpo da mulher.

As varizes na gravidez afetam principalmente a região das pernas, coxas e virilhas. Em alguns casos, as varizes podem ser apenas um problema estético, mas em outras ela pode causar dores fortes nas pernas, por isso deve ser acompanhada de perto por um especialista.

Sendo assim, hoje iremos falar um pouco sobre as varizes na gravidez, quais são as causas e também, como você deve fazer para encontrar um bom médico que cuide de varizes. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

Varizes na gravidez, principais causas

Quando a mulher chega nos três últimos meses de gestação, o corpo dela passa por grandes mudanças. Nesse ponto o bebê começa a se encaixar para nascer, seu peso aumenta e até mesmo atividades comuns passam a ser mais difíceis de realizar.

Nesse ponto também podem acontecer alguns problemas com o aparecimento de varizes.

O aumento do peso, pressão nas veias e vasos sanguíneos, diminuição do espaço para os órgãos e o aumento do volume de sangue circulando pelo corpo fazem com que as pernas fiquem com sensação de pesadas e o inchaço nas pernas é frequente.

Tudo isso contribui diretamente para o aparecimento das varizes. Os principais locais em que elas costumam aparecer são na região íntima, região do útero (menor frequência), e na parte interna e externa das coxas.

Principais Sintomas

Os sintomas podem variar muito de uma mulher para a outra, desta forma, é necessário tomar alguns cuidados básicos, como evitar grandes caminhadas, muito tempo em pé e utilização de calças apertadas.

Porém, basicamente os principais sintomas de varizes são:

  • Pernas pesadas, ou sensação de peso, principalmente na região das coxas
  • Inchaço nas pernas ao final do dia, principalmente na parte inferior
  • Sensação de formigamento e coceira na região das varizes
  • Partes mais sensíveis e partes menos sensíveis pela extensão da perna
  • Dores na perna ou região da virilha

Muitas vezes, as dores se acentuam ao final do dia, além de ocorrer aumento da temperatura no local. Para acalmar um pouco as dores, o indicado é fazer compressas de água quente e fria, revezando entre elas.

Esse procedimento também pode ser realizado durante o banho, onde a mulher pode deixar que caia bastante água nas pernas, aliviando a dor e o incomodo.

Se os sintomas não desaparecerem, o indicado é procurar um médico que cuide das varizes o quanto antes. A especialidade médica que cuida das varizes é o “Angiologista”.

Em alguns casos mais graves, esses sintomas de aumento de temperatura e dor podem ser febre, que ocorre quando acontece um coágulo em alguma região da perna que está impedindo o fluxo sanguíneo correto.

Desta forma o indicado é procurar ajuda médica o mais rápido possível. Se for o caso, o médico especialista iniciará o tratamento para combater o coágulo.

Aliviando os sintomas das varizes

Caso a grávida possua problemas de varizes e queixe-se de dor, o recomendado é fazer compressas de gelo sobre as pernas, porém, é importante colocar o gelo envolvido em um pano, fralda, ou toalha, pois a temperatura pode causar queimaduras.

Coloque e tire a compressa de gelo a cada 5 minutos. Esse método faz com que o inchaço diminua, com que as dores sejam amenizadas e que melhore o fluxo sanguíneo.

Outra forma de ajudar com o inchaço e dores é durante o banho, onde a grávida pode ir intercalando as temperaturas entre frio e quente.

Essas alterações de temperatura, fazem com que as dores melhorem e também ajudam no fluxo sanguíneo.  Muitos médicos Angiologistas indicam o uso de meias compressivas: elas auxiliam no fluxo sanguíneo, ajudam com o inchaço e isso faz com que as dores sejam amenizadas.

Dicas de prevenção

Existem algumas dicas para que a grávida sinta menos dores e também evite as varizes na gravidez. São dicas simples, mas que podem evitar o problema.

  • Evite realizar longas caminhadas
  • Não fique em pé por muito tempo
  • Pratique exercícios
  • Siga bons hábitos alimentares
  • Evite cruzar as pernas: sentada em cadeiras ou sentada no chão
  • Não fique muito tempo em uma posição
  • Procure se alongar durante o dia
  • Use meias compressivas
  • Massageie os pés ao final do dia

Você já sabia sobre como as varizes na gravidez podem ser doloridas e atrapalhar a vida da grávida? Tem alguma outra dica para evitá-las? Compartilhe conosco! Comente.

você pode gostar também