Batata frita sem óleo, crocante e saudável? Ela existe e vai te surpreender

A receita a seguir descreve como preparar batata frita ao forno, uma alternativa saudável à batata frita tradicionais. Os ingredientes necessários são batatas, clara de ovo, sal e pimenta-do-reino, com um processo de preparação que inclui o pré-aquecimento do forno, a preparação das batatas e o assamento para obter batatas douradas e crocantes.

Batata frita (Pixabay/Reprodução)

Receita de batata frita no forno

Essa receita oferece uma alternativa mais saudável à batata frita tradicional, eliminando o uso de óleo e tornando-as uma opção mais leve e adequada para quem deseja manter uma alimentação equilibrada. As batatas são cortadas em palitos e mergulhadas em uma mistura de clara de ovo, sal e pimenta-do-reino, garantindo que estejam bem cobertas.

Para garantir que as batatas fiquem crocantes, é essencial pré-aquecer o forno a 220°C. Uma assadeira é forrada com papel manteiga para evitar que as batatas grudem na superfície, e as batatas são dispostas sobre o papel manteiga, evitando sobreposições.

Com o forno devidamente aquecido e a assadeira preparada, as batatas são assadas. Após 10 minutos, elas são retiradas e descoladas do papel, permitindo que fiquem diretamente na bandeja. Para obter o dourado perfeito, as batatas são retornadas ao forno.

A cada 10 minutos, elas são mexidas com uma espátula para garantir que dourem de maneira uniforme. Após cerca de 35 minutos, ou quando estiverem douradas e crocantes, as batatas fritas ao forno estão prontas para serem saboreadas.

Vantagem de fazer batata frita no forno

A batata frita ao forno mantêm a mesma textura crocante e saborosa das fritas em óleo, mas com a vantagem de serem mais leves e menos prejudiciais à saúde. A substituição do óleo pela clara de ovo proporciona o mesmo efeito crocante, sem adicionar gordura desnecessária.

O sal e a pimenta-do-reino fornecem o tempero necessário para realçar o sabor das batatas.

Essa receita é acessível a todos, com ingredientes facilmente encontrados em qualquer cozinha. A ausência de óleo não apenas torna a receita mais saudável, mas também reduz a bagunça e a gordura que geralmente acompanha a fritura tradicional.

A batata frita ao forno é uma opção versátil que pode ser servida como acompanhamento para diversos pratos. Elas se encaixam perfeitamente em almoços, jantares, reuniões sociais ou mesmo como lanche para saciar aquela vontade de algo crocante e saboroso.

Essa receita também permite inúmeras variações, com a possibilidade de experimentar diferentes temperos e especiarias para personalizar o sabor das batatas de acordo com suas preferências. Desde ervas aromáticas até condimentos mais picantes, as opções são vastas.

A praticidade é um ponto a favor dessa receita, com um preparo rápido e direto, ideal para quem tem uma rotina agitada. Além disso, as batatas fritas ao forno não requerem a mesma atenção constante que a fritura tradicional exige, permitindo que você realize outras tarefas enquanto elas assam no forno.

Receita ao forno é uma ótima forma de não comprometer a saúde

Portanto, se você deseja desfrutar de batatas crocantes e saborosas sem comprometer sua saúde e seu equilíbrio alimentar, experimente essa receita de batatas fritas ao forno. Ela oferece a textura e o sabor que você ama, sem a necessidade de óleo. Com um processo simples e ingredientes acessíveis, você pode preparar essa delícia sempre que quiser.

A batata frita ao forno demonstram que é possível desfrutar de um sabor tradicional de forma mais saudável, mantendo o prazer da comida sem abrir mão de suas escolhas alimentares. Compartilhe essa receita com amigos e familiares, permitindo que todos experimentem o prazer de comer batatas fritas ao forno, sem a culpa e os problemas de saúde associados à fritura tradicional.

você pode gostar também