Aprenda como é possível melhorar a caligrafia do seu filho

Não há dúvidas de que uma das principais dúvidas que os pais possuem diz respeito a como conseguir fazer com que os seus filhos tenham uma boa caligrafia.

Afinal, hoje em dia, com a questão da tecnologia e das telas desde cedo na vida dos pequenos, esse costuma ser um grande problema para que eles possam aprender a escrever bem e de forma legível,

A seguir, nós iremos mostrar a você algumas dicas importantes que vão lhe auxiliar a como melhorar a sua caligrafia da maneira certa.

Vamos lá! É preciso ensinar a criança como segurar a caneta ou o lápis

A primeira coisa que você precisa saber é que para melhorar a caligrafia do seu filho é necessário, antes de tudo, ensinar a criança como é que se segura o lápis ou a caneta de forma adequada.

Ao contrário disso, se você não o ensiná-lo, ele poderá ter sérias dificuldades e sentir muito incômodo na mão ao tentar escrever, acreditando então que essa é uma atividade bastante desagradável.

Por isso, você precisa sentar-se ao lado da criança e ir praticando com ela, mostrando como a mão dela deve estar segurando o instrumento e que não é para dobrar o pulso, muito menos para apertar em excesso os dedos.

Como dito, hoje em dia as crianças usam muito mais as telas do que o lápis, então essa pode ser uma atividade rara para ele, até mesmo na escola.

Esteja encorajando seu filho a escrever

Além de ensinar a ele como segurar o lápis, a segunda dica para seu filho melhorar a caligrafia é encorajar o pequeno a querer escrever bem, pois é necessário que ele sinta-se levado a isso.

Caso o seu filho não ache que ter uma caligrafia melhor é algo importante ou que o motive, além de achar extremamente tediosa a tarefa, não adiantará que você exija ou peça a ele, pois nada vai sair do lugar.

Uma dica é que você esteja mais atento aos textos e às redações que ele precisa escrever na escola, pois ao perceber o interesse dos pais na sua escrita, os filhos tendem a ser mais cuidadosos com a escrita das próximas vezes.

Afinal, ele vai querer que você entenda as ideias que está passando no papel, de modo que entre no mundo da criatividade e da fantasia dele.

Pratique junto com seu filho

A prática é importantíssima para que os pequenos possam melhorar a caligrafia e se você deseja que o seu filho realmente a melhore, a dica mais eficaz é, sem nenhuma dúvida, praticar junto com ele.

Por exemplo, você pode sentar-se com seu filho para fazer a lista de compras do mercado, pedindo para que ele escreva tudo o que precisa ser adquirido quando forem às compras.

Isso é uma forma de incentivar a criança através de uma atividade entre pai e filho, o que vai gerar muito mais interesse da parte dela, pode ter certeza.

Faça uso de cartilhas com moldes e com planos

A melhor forma de uma criança conseguir aprimorar a caligrafia, como mencionamos anteriormente, é através da prática e isso é possível com brincadeiras e jogos que estimulem essa atividade.

É o caso do uso de cartilhas que contenham moldes e planos, ajudando assim você a traçar da melhor forma os traços e as ilustrações que ajudam no exercício da caligrafia.

Além disso, ainda há alguns livros, que podem ser encontrados no mercado, que ajudam não só por possuírem moldes e planos para as crianças treinarem.

Eles também ajudam a estimular algumas outras habilidades relacionadas com a motricidade fina, como é o caso de desenhar e de colorir, por exemplo.

Dessa forma, você precisa estar atento para procurar aqueles jogos e outros produtos que auxiliem, de verdade, os seus filhos a conseguirem desenvolver e melhorar cada vez mais a caligrafia deles.

você pode gostar também