Usar descongestionante nasal faz mal para a saúde? Fique de olho

O descongestionante nasal é uma alternativa normalmente usada para melhorar a respiração quando o nariz entope. Mesmo sabendo que esses medicamentos proporcionem sensação de alívio por algumas horas, eles causam a contração dos vasos sanguíneos na mucosa nasal e seu uso em excesso pode trazer sérias consequências.

“Toda vez que utilizamos a medicação há uma redução da oxigenação na própria mucosa nasal. Isso causa um aumento no número de vasos sanguíneos na região e,  consequentemente, uma maior necessidade do medicamento para que ocorra o efeito desejado”, explicam especialistas na área de otorrinolaringologista.

Saiba os riscos de usar descongestionante nasal de forma intensa e fique atento.
Saiba os riscos de usar descongestionante nasal de forma intensa e fique atento.

Consequências da medicação

A primeira e mais frequente consequência é o nariz ficar cada vez mais entupido. Isso é chamado de rinite medicamentosa, em que ocorre um efeito rebote do remédio: quanto mais se usa, maior a dose necessária e menor o tempo de ação do remédio. Sem contar que, seu uso exagerado pode causar outras complicações mais graves, como o aumento de pressão arterial e até problemas cardíacos.

Como acabar com o vício?

Para acabar com o vício e evitar o uso cada vez mais frequente dos descongestionantes nasais, o primeiro passo é interromper o seu uso e substituí-lo pela lavagem nasal com solução salina, também conhecida como soro, que dilui o muco e reduz o inchaço que pode causar a congestão.

“O ideal é sempre tratar a causa do problema e não apenas o sintoma. Neste sentido, além de buscar outras opções de medicamentos que possam substituir os descongestionantes para ajudar a controlar a obstrução nasal, como os corticoides tópicos nasais ou descongestionantes orais, pode ser necessária a intervenção de cirurgias nasais. No entanto, a melhor alternativa de tratamento será definida caso a caso com o médico otorrinolaringologista.”, finaliza especialista.

O quê desentope o nariz?

Tratamentos caseiros que podem te ajudar são: inalação, que pode ser feita com vapor ou nebulizadores, limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico e banho quente, com temperatura semelhante a corporal, para aliviar a sensação de congestão. Usar medicamentos e descongestionantes nasais, só por indicação médica.

Saiba mais: Aprenda como PROTEGER as crianças das vilãs da primavera 2023 (doenças)

você pode gostar também