6 dicas de decoração natalina para área externa

6 dicas de decoração natalina para área externa

Já estamos em novembro e uma das épocas mais esperadas do ano este chegando.  Para comemorar em grande estilo, muitas pessoas gostam de investir na decoração de natal. Contudo, mais do que montar a árvore tradicional e enfeitar o interior das casas, há ainda aqueles que decidem também enfeitar a área externa, criando um ambiente ainda mais aconchegante e natalino para os moradores e convidados. No entanto, sabemos que fazer uma boa decoração pode ser difícil, visto que existem infinitas possibilidades. Então, pensando nisso, para te ajudar, no post de hoje vamos dar 6 dicas de decoração de natal para sua área externa. Vamos lá?

1. Analise o espaço disponível

Nossa primeira dica é que antes de sair comprando os enfeites de Natal, você faça uma vistoria no jardim. Por exemplo, para quem realizou a instalação de banheira de hidromassagem, é importante ficar atento se quer dar destaque para essa área ou se prefere deixá-la em plano de fundo. Dessa forma, saberá como organizar os enfeites no ambiente.

Além disso, retire entulhos e objetos esquecidos no jardim, recolhendo folhas do chão, limpando os vasos de plantas, além de escolher produtos adequados para a limpeza do piso e outras superfícies. Caso pretenda deixar a hidro em destaque, não se esqueça de realizar a manutenção de banheira de hidromassagem para garantir seu pleno funcionamento.

2. Luzes

Iniciando nossas dicas práticas, as luzes de natal, conhecidas também como pisca-pisca, são muito versáteis e criam um ambiente extremamente aconchegante em todos os espaços que forem colocadas. Sendo assim, por mais que o modo tradicional seja utilizá-las na árvore de natal, saiba que você pode enfeitar as árvores de verdade, assim como escadas, janelas, portas e fachada da casa. No jardim, inclua também lâmpadas decorativas nas árvores e utilize os cordões por toda a extensão do tronco.

3. Árvore de natal

É fato que a árvore de natal é o principal símbolo natalino e segundo a tradição, o pinheiro significa vida, enquanto as bolas significam os frutos da vida e as luzes representam as estrelas no céu. Justamente por ter um significado tão bonito, por que não criar um pinheiro incrível em seu jardim? Contudo, não se prenda aos modelos tradicionais, apostando até mesmo em peças de madeira no mesmo formato.

4. Guirlandas

As guirlandas realmente marcam presença na celebração de natal, visto que colocar apenas uma delas na porta da casa, apartamento ou escritório já demonstra que o ambiente está em clima natalino. Existem diversas opções e modelos disponíveis no mercado atendendo aos mais variados gostos e bolsos. Contudo, caso você goste de ousar e criar coisas diferentes, por que não criar sua própria guirlanda de natal com os materiais que já possui em casa? Temos certeza que será uma ótima experiência, principalmente se feita em família.

5. Velas, fitas, pinhas e ramos

Para quem quer complementar ainda mais a decoração de natal em sua área externa, mas sem deixar de lado o estilo e sofisticação, incluir velas decorativas, fitas em tons de vermelho e verde, pinhas e ramos de plantas é uma excelente opção. Além disso, vasos de plantas e pequenas estátuas também podem retratar muito bem essa época, como as renas, bonecos de neve, papai noel e trenós. Contudo, é importante analisar o espaço disponível no jardim antes de comprar todos os itens para evitar que a decoração fique sufocada e mais bagunçada do que bonita.

Também é importante que, antes de adquirir os enfeites de natal, você verifique se eles são resistentes ao sol, chuva e oscilações de temperatura, visto que irão ficar expostos ao tempo. Principalmente pelo fato de o Brasil ser um país tropical, nessa época do ano na maior parte das regiões ocorrem muitas chuvas, calor intenso e oscilações durante o dia. Sendo assim, certifique-se de que o material escolhido é de boa qualidade e irá manter suas características mesmo estando ao ar livre. Afinal, de nada adianta criar uma decoração bonita, mas que irá durar apenas alguns dias, certo?

6. Presépio

No Brasil, principalmente nas famílias católicas, montar o presépio já virou tradição. Isso porque, sua construção simboliza a preparação que antecede a comemoração do nascimento de Jesus, que é celebrado no dia de Natal. Sendo assim, se você acha bonito ou faz parte de sua crença, montar um presépio no jardim também é uma ótima opção de decoração.

Então, agora que você sabe como decorar sua área externa para o natal, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se que criar um planejamento é essencial para evitar correrias de última hora e acabar estragando seu natal. Por isso, já faça sua lista e compre tudo o que precisa para criar uma decoração inesquecível para todos.

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.