Lição de casa, Qual é a sua importância

O objetivo principal da lição de casa é ajudar a consolidar o que é ensinado em sala de aula. Às vezes, seu objetivo é coletar informações adicionais que os alunos veem na escola e compartilhá-las depois com os colegas. 

Pesquisas, leituras, dissertações, exercícios de raciocínio lógico envolvendo numeração. Todas as tarefas contribuem e têm um objetivo para o aprendizado contínuo. Nem todo mundo entende sua importância, infelizmente. 

Talvez, os estudantes possam achar o professor irritante ou os pais podem ficar incomodados com a quantidade de exercícios – e por consequência, ajuda de um adulto pode ser necessária, dependendo da idade do aluno. 

Para entender melhor este cenário, vamos entender de uma vez por todas porque é tão importante a lição de casa

Veja também: Maneiras divertidas de ensinar inglês para crianças.

Propósitos e características

Lição para quê?

Não é difícil ouvir professores e administradores dizerem que os pais exigem bastante lição- não porque pensem que aprender é importante, mas, porque mantêm os filhos ocupados em casa. Ou seja, lição valendo notas para forçar os alunos a concluí-las. 

Ou mesmo deixar de retomar as atividades por ocupar o tempo do professor. Esses pensamentos indicam uma falta de consciência desse problema. A primeira etapa é esclarecer que essas lições – planejamento, correção e implementação são trabalhosas – têm um lugar definido claramente. No processo de aprendizagem, seu papel é:

Provocar a reflexão sobre a própria formação

Ao fazer as tarefas, os estudantes descobrem que algum conhecimento já foi bem compreendido e algum conhecimento ainda precisa de atenção. 

Para isso, faça mais atividades, pergunte mais em sala de aula, leia textos de apoio, entre outros. Para as atividades matemáticas, é importante realizar cálculos, em especial nas equações, que exigem maior concentração.

Desenvolver a autonomia e a responsabilidade

Por se tratar de um momento de aprendizagem sem a orientação do professor, permite que os alunos lidem com o conteúdo que viram na aula individualmente e se organizem para realizar as tarefas de qualidade exigidas pelo professor dentro do prazo.

Praticar as habilidades aprendidas

A lição de casa ajuda a familiarizar-se com o conhecimento e os procedimentos necessários para resolver o problema. Da mesma maneira, contribuem para a apropriação e sistematização de conceitos. No processo de ensino, a Lição de casa é usado para:

Planejamento da formação

O acompanhamento permanente do coordenador dos trabalhos de casa revela os conteúdos e métodos de ensino que devem ser incluídos no tempo de ensino coletivo. Toda a comunidade e os alunos devem estar cientes desses objetivos. 

O contato direto com o gestor ajuda a turma a perceber a importância da escola sobre o assunto e é uma oportunidade de ouvir a opinião dos mais interessados. 

Quando os jovens percebem que os erros são informações valiosas para os professores, a escola cria um ambiente em que dúvidas e erros não são vistos como problemas. Em vez disso, mostraram que a equipe docente deve buscar novas soluções para aprender de verdade.

Replanejar as aulas com base na avaliação da aprendizagem

Ao analisar a execução da tarefa, todos os acertos e erros, o professor e o coordenador saberão se há algum conteúdo que precisa ser restaurado de forma diferente.

Tarefas significativas

Para atingir essas metas, as responsabilidades devem ser cuidadosamente planejadas e tornadas significativas. Independentemente da disciplina ou tipo, elas devem ter as características seguintes:

  • Adapte-se às necessidades pessoais;
  • Desafios possíveis;
  • O número está equilibrado;
  • O propósito e a direção são claros;
  • Propostas diversificadas;
  • Relação com o conteúdo de aprendizagem.

Mais assunto relacionado a importância da Lição de casa

Lição de casa promove interação familiar

Graças a lição de casa, os pais podem acompanhar a aprendizagem de seus filhos na escola e observar seus pontos fracos e fortes de aprendizagem. 

Embora nem todos tenham tempo para ouvir a aula, esta é uma ótima oportunidade para estreitar os laços familiares e participar da vida escolar dos filhos. 

Também pode ajudar os pais a identificar quaisquer dificuldades específicas, permitir-lhes ajustar as estratégias de aprendizagem segundo necessário e obter ajuda profissional. Claro, depois de uma aula cansativa, os alunos querem mais descanso.

Entretanto, você não pode ignorar sua lição de casa. Eles são importantes para o processo de aprendizagem, cultivam o senso de responsabilidade e ajudam os alunos a crescer com suas famílias.

Lição de casa ajuda a fixar os conteúdos vistos em sala de aula

O tempo nas aulas nem sempre é suficiente para promover uma aprendizagem consistente. Repetir o mesmo conteúdo em casa poderá ser difícil e tedioso, entretanto, também fortalece a prática da disciplina. 

Para melhorar as habilidades, a repetição geralmente é necessária. A lição de casa permite que os estudantes revejam o que aprenderam durante o dia com a mente fresca, longe dos amigos e de outras distrações da escola.

Lição ajuda a desenvolver as habilidades para a vida e o gerenciamento do tempo

Esta lição prepara os estudantes para planejar horários de estudo e administrar o tempo, habilidades úteis (e necessárias) ao ingressarem no ensino médio, no ensino superior e, por fim, no mercado de trabalho. 

Também os ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a vida, como habilidades independentes de resolução de problemas, responsabilidade, autonomia, disciplina e gerenciamento de pensamento crítico.

Lição de casa cria uma rede de comunicação

Os professores vêem raramente a vida familiar dos estudantes. Os pais vêem raramente a vida em sala de aula de seus filhos. 

A Lição de Casa é uma ponte que abre canais de comunicação entre a escola, os professores e o responsável. Ao compreender melhor as peculiaridades dos estudantes, podemos entender melhor suas necessidades. 

Também os professores têm motivos para acreditar que a lição de casa promoverá o desempenho acadêmico. 

Eles ressaltaram que os exercícios adicionais fornecem aos alunos um conteúdo valioso e revisão de exercícios, enquanto dão opinião sobre as áreas em que podem precisar de mais suporte.

você pode gostar também