Como lavar esponja de maquiagem: 4 ideias úteis 

Quer saber como lavar esponja de maquiagem e não estragar o acessório? Tão importante quanto comprar acessórios de maquiagem de boa qualidade, é mantê-los limpos.

Afinal, o uso contínuo da sua esponja não demora a deixar o acessório repleto de camadas de maquiagem. O que significa que é preciso limpar periodicamente.

E assim como os pincéis, esponjas também podem acumular bactérias e fungos quando não são limpas. Portanto, podem estragar e até agredir a sua pele.

Contudo, não é possível lavar as esponjas de qualquer forma. Pois, ao higienizar de forma errada você pode estragá-las.

Então, confira as dicas a seguir. E saiba como lavar esponja de maquiagem e fazer com que elas durem por um bom tempo.

1. Como lavar esponja de maquiagem em uma bacia com água

A nossa primeira dica de hoje é a mais indicada para lavar as suas esponjas quando elas estão bem sujas. Para isso, separe uma bacia e encha com água.

Depois, coloca um pouco de sabonete líquido na água. E mergulho e as suas esponjas totalmente dentro da bacia. Deixe assim por alguns minutos para retirar bem os resíduos de produtos.

Quando estiver bom, retire as esponjas e aperte para remover o excesso de água. Em seguida, esfrega um pouco levemente, mas apenas se for necessário.

Finalize enxaguando bem com água morna. Porém, não se esqueça que depois de lavar é preciso deixar secar completamente. Só então poderá utilizar de novo.

2. Como lavar esponja de maquiagem usando água e sabão

Quando suas esponjas não estão muito sujas, você pode optar por uma forma mais prática de lavar. Tudo que você precisa é de um pouco de água e sabão.

O ideal é lavar debaixo de uma torneira na pia do banheiro ou no tanque. Pois, com água corrente é mais fácil de fazer esse processo.

Basta molhar a esponja e depois passar sabão. Em seguida, esfregue um pouco para remover os resíduos. Entretanto, se você perceber que é necessário, pode esfregar mais.

Depois, é só enxaguar e apertar bem para remover todo o sabão. Deixe secar normalmente antes de usar. 

3. Coloque no micro-ondas para remover bactérias

Se a sua principal preocupação for remover as bactérias o micro-ondas pode te ajudar. Pois, você pode lavar as esponjas utilizando esse eletrodoméstico.

Para isso, siga esses passos:

  • Separe uma tigela grande o suficiente que possa ir no micro-ondas;
  • Encha de água e coloca um pouco de detergente neutro;
  • Mergulhe a esponja por completo na tigela;
  • Deixe a esponja no micro-ondas por 1 minuto.

Quando terminar o tempo tenha cuidado. Pois, a vasilha, a esponja e a água vão estar muito quentes. Logo, é preciso esperar esfriar antes de terminar o processo de limpeza.

Uma vez que tudo esteja frio bastante para manusear, termine de enxaguar a esponja em Água corrente. E deixe secar.

4. Como lavar esponja de maquiagem na máquina de lavar

O melhor sobre lavar sua esponja de maquiagem é que elas não são tão delicadas quanto os pincéis. Então, você tem outras alternativas para lavá-las, que não dariam muito certo com os pincéis.

Uma dessas opções é colocar suas esponjas na máquina de lavar. O que é especialmente útil se você tiver muitas delas. Afinal, dará muito trabalho para esfregar uma a uma se forem várias.

Nesse caso, coloque a máquina para lavar na função lavagem delicada. Além disso, o ideal é fazer um enxágue a mais. Mas, você pode enxaguar quantas vezes achar necessário.

Para lavar você pode utilizar sabão líquido ou até mesmo sabão em pó. E depois enxaguar é só deixar suas esponjas secarem normalmente.

Dicas finais 

É importante que você limpe suas esponjas ao menos uma vez por mês. Mas, se você usa muito as esponjinhas o ideal eu lavar a cada 15 dias.

Além disso, sempre deixe a esponja cercar de forma natural e na sombra. Não coloque no sol, nem na secadora. Já que isto pode danificá-las.

Agora que você já sabe como lavar esponja de maquiagem, que tal deixar seu comentário? Até a próxima!

Como lavar esponja de maquiagem