Dicas de exercícios para fazer em 15 minutos

Gosta de se exercitar, mas não tem tanto tempo para malhar ou ir a academias? Essa é a realidade de muitas mulheres que são impactadas com a rotina de trabalho, cuidados com a casa e filhos, e não conseguem dar toda a atenção à saúde que gostariam.

Sabendo dessa realidade, criamos este artigo com dicas de exercícios bem rápidos que você consegue fazer em 15 minutos para não perder o hábito de realizar atividades físicas. 

Além disso, esses exercícios que preparamos são bem simples e você não precisará de nenhum equipamento de academia para realizá-los. Ficou interessada? Então continue a leitura.

Quais exercícios posso incluir nesse treino?

Recomendamos que você faça exercícios diversificados para conseguir trabalhar diversas partes do corpo. Além disso, isso é importante para não sobrecarregar nenhum músculo e o seu corpo aguentar bem a atividade física.

Nesse contexto, você pode fazer agachamento, elevação de quadril, flexão de braços, abdominal e prancha. Esses exercícios são bem conhecidos e também existem variações para cada um deles. Com isso, você não cansa de fazer os mesmos exercícios todos os dias e pode tornar a sua rotina mais dinâmica.

Se quiser, você pode até usufruir de algum acessório que consiga aumentar a resistência das atividades ou do peso que você esteja carregando. Esse é o caso das mini bands, por exemplo, aquelas faixas elásticas que são portáteis. Caso você tenha aqueles pesinhos de academia em casa, também pode usá-los em alguns desses exercícios para otimizar o resultado no corpo.

Como montar minha série?

O primeiro passo é escolher alguns exercícios de acordo com quais partes do seu corpo você quer trabalhar. Você também pode pensar se prefere treinar com o tempo contado de cada exercício ou respeitando um número de repetições. se puder pode contar com a ajuda de um profissional qualificado, como um personal online, por exemplo.

Pode ser mais fácil seguir essa segunda opção porque você não precisa ficar consultando o relógio o tempo todo, nem fazer movimentos muito corridos. Assim, existe uma chance maior de você cumprir o seu treino mantendo uma postura correta e realizando os movimentos com a intensidade necessária para gerar um melhor resultado.

Diante deste cenário, você pode começar pelo agachamento e pela flexão de braço, porque eles são exercícios muito diferentes e você pode descansar de um enquanto faz o outro.

Assim, realize 15 agachamentos e 10 flexões. Então, descanse por 30 segundos e repita essa série mais duas vezes.

Depois disso, você pode alternar a prancha com a elevação de quadril. Da mesma forma que fez acima, você pode fazer três repetições de cada combinado de exercícios.

Uma ideia que sugerimos que aguarde 15 segundos na prancha e faça 15 repetições de elevação de quadril. Depois, é só repetir o exercício.

Para finalizar, você pode fazer 30 abdominais e, assim, completar o seu treino diário.

E se eu tiver aparelhos em casa e quiser usá-los?

Muitas vezes, pessoas que costumam malhar em casa compram alguns aparelhos porque consideram que o custo-benefício dessa aquisição compensa. Se esse for o seu caso, você também pode alternar os treinos com o próprio corpo com séries usando esses aparelhos.

Geralmente, esses aparelhos são de atividades aeróbicas, como uma bicicleta, uma esteira e um elíptico. Assim, você pode começar o treino por aí, para essa etapa funcionar como um aquecimento para o fortalecimento dos músculos que virá depois.

Se você ainda não tem um aparelho desse, mas está planejando comprar, aproveite para conhecer os melhores elípticos do mercado porque o portal A Melhor Escolha fez uma comparação entre eles mostrando vantagens e desvantagens que pode ajudar você a decidir a compra.

Do que preciso para realizar bem essa atividade física?

Realizar bem um exercício físico não depende apenas de conhecer os movimentos e não errar a ordem de cada etapa do treino.

O primeiro passo, na verdade, é se alongar para evitar que os músculos sofram algum estiramento. 

Além disso, é muito importante manter a postura correta em cada atividade para evitar problemas na coluna. Também vale ressaltar que você deve respeitar os seus limites se não ir além do que o seu corpo aguenta. Isso, além de ser estressante, também pode causar impacto nas articulações e fazer você ter algum tipo de lesão.

Conclusão

Se você gosta de se exercitar, não precisa deixar a rotina pesada atrapalhar os seus treinos porque existem alternativas bem rápidas para você conseguir manter o seu corpo em movimento.

Primeiramente, basta você definir quais partes do corpo mais tem interesse em trabalhar para montar uma série com elas. Ou você também pode alternar e fazer a cada dia um tipo de exercício diferente a fim de tornar a sua rotina mais dinâmica.

Além disso, não se esqueça de sempre fazer um alongamento antes do treino para evitar alguma lesão que possa ocorrer durante o exercício. Por fim, também tenha atenção à postura e à realização correta dos exercícios, sem pressa, para que você obtenha os melhores resultados com ele.

você pode gostar também