Para que serve metilfolato?

O metilfolato é uma vitamina do complexo B responsável pela formação de proteínas e hemoglobina. Mas você deve estar se perguntando para que serve o metilfolato?

Como acontece com qualquer complexo vitamínico, é necessário consumir uma certa quantidade de ácido fólico diariamente para manter algumas funções corporais normais.

A principal razão pela qual muitas pessoas são deficientes em algumas vitaminas é uma dieta não regulamentada.

É por isso que é sempre recomendado comer alimentos para todos os grupos de pessoas e prestar muita atenção ao consumo de frutas e verduras todos os dias, pois são ricos em vitaminas e minerais essenciais.

Pode parecer rígido, mas nosso corpo é um sistema complexo, e qualquer falta (ou excesso) de nutrientes pode levar a problemas de saúde de médio a longo prazo.

Para saber mais informações relevantes e detalhadas sobre o metilfolato, acompanhe este conteúdo até o final!

O que é metilfolato?

Antes de tudo, é preciso que você entenda o que é o metilfolato.

A sua importância para o nosso corpo é que ele é responsável pelo crescimento e divisão das células; auxilia na recuperação de doenças e permite que o intestino funcione adequadamente.

Está relacionado à reprodução porque mantém os espermatozoides, tornando-os mais saudáveis.

Para as mulheres, consumir metilfolato durante a gravidez pode ser benéfico para os bebês porque aumenta a produção de leite.

Quais são os principais benefícios do metilfolato?

Você já sabe que o metilfolato é uma vitamina importante e como é consumido. Mas como isso afeta o corpo humano?

O metilfolato tem muitos benefícios em diferentes partes do corpo e nos momentos da vida. Saiba um pouco mais sobre cada um abaixo!

1. Essencial durante a gravidez: É amplamente indicado para complementar o metilfolato para mulheres que estão gravidas.

Nutrientes impedem o desenvolvimento de doenças do tubo neural do bebê (que causa o sistema nervoso). O metilfolato também ajuda a prevenir o parto prematuro.

2. Previne problemas cardíacos e câncer: O metilforato é importante para converter a homocisteína em metionina.

A homocisteína é um aminoácido encontrado em nosso plasma.

O excesso dela no sangue pode levar a doenças graves, como trombose venosa, doenças cardíacas e até o desenvolvimento de câncer.

Portanto, o metilfolato é importante para regular os níveis de homocisteína e prevenir riscos à saúde.

3. Combate a depressão: O metilfolato também tem sido estudado como um importante aliado em conjunto no combate à depressão e outros distúrbios que afetam a saúde mental.

Este composto ajuda a produzir neurotransmissores como serotonina, dopamina e norepinefrina.

Essas substâncias ajudam a regular nosso humor e geralmente estão em níveis baixos em pessoas com depressão.

Por isso, o metilfolato ajuda a regular os níveis desses neurotransmissores que atuam no combate à depressão.

4. Evita fios brancos: O ácido fólico está associado ao crescimento de células saudáveis.

Como o cabelo cresce constantemente, altos níveis de ácido fólico ajudam a manter os glóbulos vermelhos saudáveis e previnem o estresse (como explicado no tópico anterior).

A partir disso, devido a essas funções, o metilfolato também é usado para combater os cabelos grisalhos e estimular o crescimento dos cabelos naturalmente coloridos.

Lembre-se: Em qualquer caso, após consultar o seu médico, comece com suplementos alimentares.

Considerações finais:

Esperamos que o conteúdo deste guia tenha te ajudado a entender de maneira mais detalhada, as informações importantes sobre a vitamina do complexo B, mais conhecida como metilfolato.

Diante disso, se você gostou deste conteúdo, não deixa de compartilhar com amigos(as) mais próximos que podem aderir ao uso da vitamina, mas ainda não conhece os seus benefícios.

Para finalizar, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog, que estamos sempre trazendo assuntos e pautas interessantes e informativas. Até a próxima!

Post anterior: Bebê dormindo muito: Saiba tudo

Para que serve metilfolato