Saúde bucal infantil: Como evitar problemas bucais desde cedo

Desde cedo é fundamental conscientizar crianças sobre a importância da saúde bucal. A educação odontológica caminha lado a lado na prevenção de doenças e problemas bucais.

Dessa forma, se torna imprescindível ter bons hábitos de higienização desde cedo para garantir a eficácia na saúde bucal infantil.     

A infância é um período importante para a formação de dentes das crianças. Caso as práticas de higiene não sejam corretas, os pequenos ficam suscetíveis a problemas e infecções na cavidade bucal, como gengivite e placa bacteriana.

Antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes de leite, o processo de higienização bucal já deve ser rotina na vida das crianças.

Esse hábito é de suma importância para evitar problemas como as cáries, que podem ocorrer caso essa limpeza não seja realizada após a amamentação.

Já quando as crianças já têm a capacidade motora desenvolvida, é hora de ensiná-las a cuidar dos dentinhos!

Conscientizar e ensinar crianças sobre a importância da saúde bucal parece ser uma tarefa difícil, mas existem algumas dicas essenciais para realizar esse processo da maneira certa. Continue lendo este conteúdo para saber mais! 

Visitas ao dentista

Em qualquer idade, visitas periódicas ao dentista são essenciais para manter a saúde bucal em dia. Junto com as práticas de higienização e uma dieta balanceada, o sorriso da criança tem tudo para estar sempre bonito e saudável!

Contratar um convênio odontológico pode auxiliar a manter essa frequência para garantir que a saúde bucal da criança esteja sempre em ordem.

Além do mais, alguns problemas bucais podem surgir de forma silenciosa e agravarem-se com o passar do tempo.

Assim, a regularidade de idas ao dentista pode prevenir a aparição de problemas ou o agravamento daqueles já existentes, o que pode ser garantido pelo plano.

Hoje existem diversas coberturas de plano odontologico infantil que podem atender as necessidades do seu filho da melhor forma possível, por isso pesquise para encontrar aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

O papel dos pais

Como citamos brevemente, a educação odontológica na infância é primordial para criar hábitos saudáveis de higienização, que serão prolongados durante a fase adulta.

Se uma criança possui dentes fortes e saudáveis, provavelmente ela terá uma dentição permanente saudável.

No entanto, a responsabilidade básica de conscientização sobre o tema cabe aos pais dos pequenos. Afinal, são eles que devem ajudar os filhos a criar bons hábitos de higienização desde cedo.

Além da escovação correta é necessário oferecer uma dieta balanceada e saudável, e estimular o uso de fio dental.

Quando se coloca essas práticas de higienização bucal desde cedo na vida de uma criança, mais rápido ela se acostuma e adquire o costume perante esses hábitos, o que impacta diretamente na saúde geral ao longo da vida.

É aconselhado que a primeira visita ao dentista infantil ocorra a partir da aparição dos primeiros dentes de leite. Dessa maneira, os pais podem tirar todas as dúvidas relacionadas a higienização bucal das crianças.

Caso você ainda não tenha levado seu pequeno ao dentista do seu convenio dentario, lembre-se que é essencial que a primeira consulta ocorra assim que surgir o primeiro dente para evitar o surgimento de cáries e demais problemas. 

Dicas de higienização

Como já citamos anteriormente, para evitar problemas e infecções, é necessário realizar a higienização bucal de maneira adequada.

A escovação deve ser feita com movimentos circulares, passando em todas as faces dos dentes e o ideal é que isso ocorra logo pela manhã, após as refeições e antes de dormir.

É fundamental utilizar o creme dental com flúor, afinal, ele contém minerais que protegem os dentes de bactérias causadoras de cáries. Apesar disso, o creme ideal pode ser indicado pelo dentista do seu convenio dental.

Além do mais, estimular o uso do fio dental é essencial. Somente o fio é capaz de retirar os restos de resíduos alimentares que ficaram presos entre os dentes e a linha da gengiva.

A troca da escova deve acontecer de forma periódica. Quando as cerdas começam a ficar gastas, a escova não consegue mais fazer a limpeza de maneira adequada. Por isso, é recomendado trocá-la a cada 3 meses ou em um intervalo menor de tempo, se necessário.

Outras dicas para tornar o processo de higienização mais fácil e correto são:

  1. Utilizar uma escova de dentes própria para crianças;
  2. Colocar uma quantidade pequena de creme dental;
  3. Utilizar o creme dental com flúor
  4. Realizar a escovação com movimentos leves;
  5. Ficar atento ao passar a escova em todos os lados dos dentes;
  6. Não esquecer de utilizar o fio dental;
  7. Escovar bem a região da língua;
  8. Estimular a higienização bucal escovando os dentes em frente a criança. 

Cuidados com a alimentação

Como citamos brevemente no início do artigo, crianças são mais suscetíveis a problemas e infecções bucais caso não ocorra a higienização bucal adequada.

No entanto, existem alguns cuidados e hábitos alimentares que podem auxiliar na prevenção da saúde bucal.

O ideal é introduzir uma alimentação saudável e balanceada na vida da criança desde cedo. Alimentos como frutas, vegetais e legumes influenciam de forma positiva na saúde dos dentes.

Estes alimentos exigem um maior tempo de mastigação. Dessa forma, a lubrificação na mucosa bucal aumenta, equilibrando o Ph da boca.

Além disso,evite alimentos industrializados. Por conterem altas quantidades de corantes e açúcares, podem influenciar no surgimento de cáries infantis e diversos problemas bucais.

Por fim

A saúde bucal é um tópico de suma importância em qualquer aspecto da nossa vida. Desde pequenos, a conscientização precisa ocorrer para que as crianças entendam a importância de cuidar bem dos dentes.

Dentes saudáveis auxiliam no bem-estar e qualidade de vida das pessoas. E, quanto mais cedo se começa o processo de aprendizagem, mais as crianças entendem sobre prevenção!

Não deixe de colocar essas dicas em prática para cuidar da saúde bucal do seu filho!

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, assessora e redatora na empresa Ideal Odonto

você pode gostar também