Poderes mágicos, energéticos e de saúde? Para que servem os óleos essenciais (podem até pegar fogo)

Atualmente, é muito difícil encontrar quem ainda não tenha ouvido falar dos óleos essenciais: eles já existem há algum tempo, mas agora conseguiram uma fama ainda mais expressiva e estão sendo usados por milhares de pessoas, para as mais diversas finalidades.

Porém, é de extrema importância aprender do que realmente se trata esse produto, antes de simplesmente comprar um exemplar e começar a usar sem nenhum tipo de orientação.

E é justamente sobre isso que se trata o conteúdo a seguir.

Poderes mágicos, energéticos e de saúde Para que servem os óleos essenciais (podem até pegar fogo)
Os óleos essenciais estão sendo usados para diversas finalidades | Imagem: Christin Hume / unsplash.com

Entendendo o que realmente são os óleos essenciais

O ponto mais importante a saber a respeito deste assunto é que os óleos essenciais são extremamente puros e concentrados, uma vez que são obtidos por meio das mais diversas plantas que possuem cheiros, utilizando suas raízes, suas folhas, seus caules e suas flores, por exemplo.

Inclusive, quem já pesquisou um pouco sobre esse produto já deve saber que os preços costumam ser consideravelmente altos, justamente por conta da pureza e do processo necessário para produzir cada vidrinho.

No que diz respeito ao óleo essencial de laranja, por exemplo, é preciso usar nada menos que uma tonelada da casca da fruta para conseguir fabricar no máximo quatro quilos de produto.

Aliás: vale ressaltar que, se tratando de óleos essenciais cítricos, o Brasil está no topo da a lista de países com mais destaque na produção e na exportação, principalmente no que se refere ao óleo de laranja.

Veja também: Chá de erva fácil para dormir MAIS RÁPIDO

Para que servem esses óleos que estão fazendo tanto sucesso atualmente

Outro ponto importante que toda pessoa deve saber sobre os óleos essenciais diz respeito ao fato de que, justamente por serem tão puros e concentrados, eles detêm todas as propriedades das plantas a partir das quais são feitos. E isso definitivamente contribui para atrair um público cada vez maior.

Porém, é preciso ter muito cuidado e muita atenção!

De modo geral, este produto compõe a chamada aromaterapia, que foi incorporada ao SUS no ano de 2018, e não são poucas as pessoas que, por conta própria, o colocam em difusores para deixar a casa com um cheirinho especial.

Mas há, também, quem vá além e aplique os óleos essenciais diretamente em partes específicas do corpo, estando eles diluídos ou não, e até mesmo quem acabe ingerindo eles, de modo a, supostamente, tirar melhor proveito de seus benefícios.

Mirra Angelina, porém, alerta para os perigos que práticas desse tipo podem esconder.

A especialista, que atua como química na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), afirma que este produto pode causar alergia, quando aplicado na pele, e até mesmo queimaduras, se tratando das versões cítricas. E, quando ingeridos, podem acabar levando a pessoa à morte.

Os óleos essenciais também nunca devem ser colocados próximos ao fogo, uma vez que são inflamáveis.

Vale frisar, porém, que o uso desses produtos não deve ser necessariamente evitado. Mas cabe a cada pessoa ter consciência a respeito dos perigos, e começar a utilizá-los somente após a indicação de um bom médico.

Veja também: O MOTIVO oculto do porquê você NUNCA deve colocar pano na porta do forno

você pode gostar também