Como trabalhar com influenciadores

Como trabalhar com influenciadores digitais para promoção do seu negócio?

Com um boom das redes sociais, os influenciadores digitais surgiram para tornar o ciberespaço não só um ambiente de recomendações, mas de trabalho e indicações de produtos e serviços confiáveis.

 Mais da metade da população mundial tem acesso a internet e está presente nas redes sociais todos os dias, por isso, investir em nomes influentes nessas redes é uma ótima estratégia de divulgação.

 Neste artigo, vamos abordar algumas dicas para ajudar o seu negócio a crescer no meio digital por meio dos influenciadores digitais.

O que são influenciadores digitais?

O conceito de influenciador digital surgiu há pouco tempo em grandes redes sociais como o Facebook e o Instagram, ele se baseia no marketing de influência, ou seja, a estratégia que usa um nome relevante na mídia para indicar uma determinada marca.

 Por meio de stories e posts nos feeds de notícias vemos diversos famosos indicando marcas e produtos que se tornam virais, pois o poder de influência que eles possuem é enorme.

 Assim como estratégias pagas como o Twitter Ads exigem um grande cuidado e investimento, contratar um influenciador digital para realizar esse serviço também não é rápido e barato, mas traz inúmeros resultados.

Dicas para contratar o influenciador correto

Mesmo com o poder dos influenciadores digitais, precisamos destacar alguns pontos para que essa estratégia seja melhor aproveitada pela sua empresa. Confira:

Escolha um influenciador dentro do seu nicho

Na hora de escolher o influenciador que irá trabalhar com a sua marca, é extremamente necessário selecionar um que já trabalhe com o nicho do seu produto ou serviço.

 Vamos supor que o seu negócio seja uma loja de roupas, não faz sentido contratar um influenciador que dá dicas de saúde e bem-estar, pois o público dele provavelmente não irá se interessar por esse produto.

 Por isso, pesquise bem qual o assunto que é abordado no perfil deste influenciador para que o público certo conheça a sua marca.

Defina o seu público-alvo

Saber qual é o seu público-alvo é extremamente importante para qualquer tipo de estratégia de marketing, ele permite que você saiba exatamente para quem o seu produto e serviço irá.

Com esse público definido, você consegue escolher um influenciador que tenha esse mesmo público e torne a captação de clientes ainda mais objetiva para o seu negócio.

Para definir o seu público-alvo, faça pesquisas e sempre leve em consideração informações como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Preferências;
  • Profissão.

Construa uma campanha criativa

A criatividade é um dos pontos chaves na hora de divulgar a sua marca, seja através de uma maneira orgânica como o marketing de conteúdo ou de uma estratégia paga como a contratação de um influenciador digital.

Quando se contrata um influenciador digital, é feito um roteiro da campanha e nele consta toda a ideia e formato de divulgação.

Por isso, alinhe suas ideias com a do influenciador e crie campanhas diferentes e criativas para captar o público correto.

Verifique a relevância desse influenciador

Nem sempre o fato do influenciador ter vários seguidores significa que ele possui relevância com o seu público, às vezes são só números e não pessoas que realmente engajam com aquela pessoa.

Assim como é necessário verificar todo o conteúdo de qualquer tipo de estratégia como oinbound marketing, por exemplo, também é preciso verificar se os seguidores do influencer que você pretende contratar realmente levam em consideração o que ele diz.

Isso é extremamente importante para definir o sucesso da sua campanha, afinal de contas, são os seguidores daquele influenciador que irão comprar o seu produto ou serviço e não o influenciador.

Essas são algumas das dicas cruciais para ajudar você, que pensa em contratar um influenciador digital para divulgar o seu produto ou serviço.

Verificar todos os pontos que abordamos aqui garante não só o sucesso da sua campanha, mas também a admiração de seguidores pela sua marca por meio de uma figura pública que passa confiança com o seu trabalho.

Considerações finais

Esperamos que este artigo possa ter sido útil e valioso para você, que esse conteúdo possa te ajudar a traçar uma estratégia certeira para o seu negócio e alavancar os seus resultados.

Não deixe de continuar estudando sobre o assunto e pesquisar tudo o que envolve esse universo, trazendo inovação e resultados para a sua marca.