Truque de CASA; desligando este aplicativo sua internet ficará 10 vezes mais rápida

Muitas pessoas já passaram pela frustração de uma conexão de internet lenta, especialmente quando mais precisamos dela.

A resposta pode estar em desligar um aplicativo popular que, embora seja incrivelmente útil em muitos cenários, pode estar sabotando sua velocidade de Wi-Fi sem que você perceba. Este aplicativo é o VPN.

Desligue o app e tenha sua internet muito mais rápida. Saiba como qual que é o problema. | Crédito imagem: pixabay
Desligue o app e tenha sua internet muito mais rápida. Saiba como qual que é o problema. | Crédito imagem: pixabay

VPNs: proteção com um custo

As VPNs, ou Redes Virtuais Privadas, são amplamente utilizadas para proteger a privacidade e permitir o acesso a conteúdos restritos geograficamente.

No entanto, para oferecer esses benefícios, as VPNs executam uma série de processos extras que podem resultar em uma significativa queda na velocidade da sua conexão de banda larga.

De acordo com highspeedinternet.com, a conexão de banda larga pode diminuir até 77% ao usar uma VPN. Isso ocorre porque, ao rotear seus dados através de servidores em locais remotos, as VPNs adicionam latência e podem sobrecarregar sua largura de banda.

VPNs gratuitas vs. VPNs pagas

Embora as VPNs sejam uma adição valiosa à segurança online, a qualidade pode variar drasticamente entre as opções gratuitas e as pagas.

As VPNs gratuitas quase sempre oferecem velocidades mais lentas, devido à sobrecarga dos servidores e à limitação de recursos. Optar por uma VPN paga de alta qualidade pode ser a solução para evitar problemas de conexão.

No entanto, mesmo com uma VPN paga, a conexão nunca será tão rápida quanto quando conectada diretamente ao seu roteador, sem uma VPN intermediária.

O esquecimento inocente

Uma das razões pelas quais muitas pessoas sofrem com a lentidão da internet é que esquecem que estão com uma VPN ativada em segundo plano.

Às vezes, a VPN continua funcionando, consumindo largura de banda, mesmo quando não é mais necessária. Portanto, uma dica simples para melhorar sua conexão de internet é verificar se sua VPN está ativada e desligá-la quando não for mais necessária.

O mesmo fenômeno pode ocorrer com VPNs de trabalho, que podem continuar ativas após o horário de expediente, prejudicando a velocidade da internet doméstica.

Outros vilões do Wi-Fi

Além das VPNs, outros fatores podem afetar a velocidade da sua conexão Wi-Fi. Dispositivos aparentemente inofensivos, como micro ondas e espelhos, podem causar interferências e se tornarem barreiras de sinal. Colocar o roteador próximo a paredes espessas ou objetos de metal também pode prejudicar o sinal.

Portanto, para ter uma conexão de internet mais rápida, comece desligando sua VPN quando não precisar dela. E não se esqueça de considerar outros elementos em sua casa que podem estar prejudicando sua velocidade Wi-Fi. Com algumas mudanças simples, você pode navegar na web com mais velocidade e eficiência.

Saiba mais: Atualizar Cadastro Único pela Internet: Seu Guia Definitivo

você pode gostar também