Se você colocar uma batata enterrada nas plantas de casa é isso o que acontece

Na jardinagem, onde segredos e técnicas são frequentemente compartilhados, uma prática incomum, utilizando a batata, vem ganhando destaque. 

Deixar uma batata nas plantas durante a noite pode resultar em um surpreendente impulso no crescimento das raízes. Esta técnica, recomendada por agricultores experientes, envolve a batata como ingrediente secreto. 

Deixar uma batata nas plantas durante a noite pode resultar em um surpreendente impulso no crescimento das raízes.
Batata (Pxhere/Reprodução)

O segredo por trás do crescimento das raízes

O segredo dessa técnica reside na capacidade da batata de liberar nutrientes valiosos na água de irrigação. Elas são ricas em amido, que, quando ralado e misturado com água, se decompõe em açúcares e amido solúvel. Essa solução nutritiva é absorvida pelas raízes das plantas e fornece um impulso essencial para o seu desenvolvimento.

As vitaminas presentes, como a vitamina C, e os antioxidantes desempenham um papel vital na saúde das plantas. Eles fortalecem as raízes e aumentam sua resistência a doenças e pragas. Além disso, a presença de minerais como potássio e fósforo contribui para o crescimento robusto das raízes, promovendo uma estrutura de raiz mais extensa e saudável.

Como aplicar a técnica?

Para usar a técnica como fertilizante, siga os passos simples a seguir:

  • Rale uma batata fresca em um ralador fino. O objetivo é obter uma consistência semelhante à de um purê de batata;
  • Misture a batata ralada com água. A proporção típica é de uma parte ralada para três partes de água. A quantidade de líquido necessária dependerá da quantidade de plantas que você deseja regar;
  • Deixe a mistura de batata e água repousar por algumas horas. Isso permitirá que os nutrientes se dissolvam completamente na água;
  • Após o período de repouso, despeje cuidadosamente a solução sobre as raízes das plantas. Certifique-se de que o solo absorva a solução;
  • Repita o processo mensalmente para manter o crescimento saudável das raízes das plantas. No entanto, evite o uso excessivo, pois isso pode causar problemas de salinidade no solo.

Benefícios e precauções

O uso da técnica para estimular o crescimento das raízes das plantas apresenta vários benefícios. Primeiramente, é uma alternativa econômica aos fertilizantes comerciais, pois as batatas são facilmente acessíveis e de baixo custo. 

Além disso, as batatas são uma fonte natural de nutrientes, o que torna essa técnica amigável ao meio ambiente. Os nutrientes liberados melhoram a saúde das plantas, tornando-as mais resistentes a doenças e pragas. 

As raízes das plantas se desenvolvem de maneira mais vigorosa, resultando em plantas mais saudáveis e robustas. O crescimento das raízes também é mais extenso, proporcionando uma base sólida para o crescimento das plantas.

Recomendações dos especialistas

Agricultores experientes têm falado sobre a eficácia da técnica para melhorar o crescimento das raízes das plantas. Eles recomendam essa abordagem como uma maneira acessível e natural de nutrir as plantas, tornando-as mais resistentes e saudáveis.

De acordo com especialistas, a técnica é especialmente benéfica para plantas com sistemas de raízes frágeis ou que estão se recuperando de condições adversas. Em suma, as plantas recém-transplantadas ou aquelas que foram submetidas a estresse, como doenças ou pragas, podem se beneficiar significativamente dessa técnica.

Quer conferir outros benefícios da batata? Veja o vídeo a seguir:

você pode gostar também