Faça ISSO para resgatar seu amor-próprio depois da maternidade: 7 DICAS

Poucos acontecimentos na vida são tão contraditórios quanto a maternidade: ao mesmo tempo em que o amor pelo bebê cresce, a preocupação, a exaustão com a rotina e até as crises de identidade que vêm no pacote podem enlouquecer as mães, e fazer a autoestima despencar. Pesquisadores da Holanda, analisaram, durante nove anos, os dados de mais de 84 mil mulheres e descobriram que há um declínio na autoestima durante a gestação, seguido por um aumento nos seis primeiros meses após o parto, passando por uma nova queda até a criança completar 3 anos.

De fato, a tendência natural nos primeiros anos é que os cuidados com os filhos tomem boa parte do nosso tempo. O autocuidado? Ah, esse fica lá no fim da lista de prioridades. A questão é que, para cuidar do outro, primeiro é preciso cuidar de si.

Resgate seu amor próprio após o nascimento do seu neném e saiba como mudar seus dias. | Crédito imagem: Pixabay
| Crédito imagem: Pixabay

7 Dicas de autocuidado

1. UMA HORA INTEIRINHA APENAS PARA VOCÊ APROVEITAR
Com todas as demandas que vêm com o bebê, mal sobra tempo para ir ao banheiro com calma, pensando nisso, que tal forçar um pouco a barra e separar uma hora do dia apenas para você? Para isso, vale contar com aquela ajuda da avó da criança ou de uma amiga mais chegada. “Acredite: tomar um café bem gostoso naquela cafeteria que você sempre frequentou, dar uma volta na praça do seu bairro ou até mesmo não fazer nada são atitudes valiosas para recarregar as energias e retomar o gosto pelos hábitos que sempre apreciou, mas que ficaram adormecidos com a chegada do seu filho”, dizem os profissionais de psicologia.

2. CINCO MINUTOS DE ATENÇÃO PLENA. SÓ PARA VOCÊ
Que tal sair do modo “piloto automático”, que envolve troca de fraldas, banhos, refeições, cuidados com a casa… e dar um pouco de atenção ao seu corpo? “Precisamos valorizar e incentivar a prática de pausas no cotidiano. Elas são restauradoras e nos preparam para os próximos desafios. Abra espaço na agenda para pequenos momentos em que você realmente faz o que tem de fazer. E com atenção”, dizem as psicólogas. Elas aconselham que, nessas pausas, você coloque os pés no chão, escute seu corpo e sua frequência cardíaca e observe o que realmente necessita para se sentir melhor.

3. CULTIVE O AUTOCUIDADO
Olhar com carinho para o seu corpo é também uma maneira de resgatar o amor próprio e se sentir melhor para encarar as outras tarefas do dia. Um banho mais demorado, com direito a automassagem e hidratação no cabelo fará você mais feliz?

4. SOM NA CAIXA
Música tem a incrível capacidade de nos conectar com a nossa história, resgatar lembranças e até sentimentos que nem lembrávamos mais que existiam. Então, nada melhor do que dar o play em suas canções favoritas, fechar os olhos e, mesmo que seja com o bebê nos braços, dançar ao som de seu hit do coração.

5. ABRACE A NOVA MULHER QUE VOCÊ SE TORNOU
Não caia na armadilha de comparar o seu corpo antes de ter filhos com o de agora. Muito menos se compare outras mães e mulheres. Cada um tem uma história e é preciso acolher e abraçar a mulher que você se tornou. Se tentar voltar a ser a mulher que você era traz sofrimento, simplesmente pare.

6. RECONECTE-SE
Estar rodeada por amigas que são mães é incrível. Dá para trocar experiências e ver que você não está sozinha em suas dúvidas e angústias. Mas resgatar o contato com quem você conhece há tempos pode ser ótimo para enxergar além da maternidade.

7. COLOQUE NO PAPEL
Escrever o que está vivendo, do que gosta, o que fez, contribui para que você se aproprie da sua história e das experiências, ajudando também na organização e reconhecimento dos sentimentos.

Quais são os cuidados que a mãe deve ter no puerpério?

Avaliar o estado de saúde da mulher e do recém- nascido;

Orientar e apoiar a família para a amamentação;

Orientar os cuidados básicos com recém-nascido;

Avaliar interação da mãe e do bebê;

Identificar situações de risco ou intercorrências;

Orientar o planejamento familiar.

Saiba mais: Síndrome do ninho vazio afeta TODAS as mães; como superar?

você pode gostar também