Fez café? Não jogue o pó usado fora; veja por que

Temos o hábito de quando fazer café jogar a borra fora, porém ela é um tesouro precioso e não sabemos disso, ele é valioso na casa tanto nas plantas. A borra de café é um ótimo aliado para o jardim. Além de ser 100% natural, a borra de café vai ajudar pois tem nutrientes e propriedades que melhoram a saúde das plantas, a repelir os insetos e altera a cor das plantas. 

Fez café Não jogue o pó usado fora; veja por que
Fez café Não jogue o pó usado fora; veja por que. Imagem: Freepik

Borra de café em casa e no jardim 

Vamos te mostrar o motivo do porquê não jogar fora a borra de café e usar em seu jardim: 

1. Cultivar brotos 

Caso tenha plantado alguma semente para que novas plantas surgem, você pode jogar a borra de café para acelerar o processo. Reduza o pó e espalhe bem no solo misturando um pouco com a camada do solo. 

2. Fortalecer as plantas 

Como a borra de café é rica em cafeína, cálcio e nitrogênio, os grãos do café também podem ser usados como fertilizantes naturais. Pegue a borra e espalhe no solo durante a primavera e no verão para garantir que desenvolvam mais folhas. 

3. Mudar a cor das hortênsias 

Como a borra de café é também como fertilizante para as plantas acidófilas porque tem acidez no solo, assim que for espalhada gradativamente tende a diminuir o pH. Por isso que tem como usar para mudar a cor das flores das hortênsias, pois a tonalidade das flores depende do pH do solo. 

Ou seja, pH mais baixo o resultado dá flores mais azuis. 

Veja também: Bolo fofinho e simples para o café

4. Remover lesmas 

A borra de café também pode ser usada por causa da sua textura granulada e áspera. Espalhe como pó ao redor dos vasos de plantas e no chão em formato de círculo, você vai criar uma barreira e impedir que lesmas e caracóis roem as folhas. 

5. Manter os maus odores afastados 

A borra de café tem capacidade de absorver maus odores e retê-los, por isso que se você tem animal de estimação e eles fez necessidades no chão da varanda após a limpeza, você pode esfregar um pouco de borra de café para tirar o mau cheiro. 

6. Enriquecer o composto 

Caso esteja fazendo compostagem com ingredientes naturais e orgânicos, você também pode colocar borra de café pois tem alto teor de nitrogênio e isso representa uma grande fonte de nutrientes. 

Você também pode colocar outras substâncias, como resto de frutas e vegetais, folhas secas e aparas de grama. 

Veja também: Como montar um café da manhã saudável?

você pode gostar também