Sua geladeira é cheia de ímãs? É melhor parar com isso HOJE

É praticamente automático: não raramente, quem recebe um imã de presente de alguém, ou mesmo quem compra esse tipo de item como lembrança de uma viagem acaba colando-o na geladeira, de modo a deixá-lo visível para as visitas e, claro, sempre conseguir lembrar com carinho de pessoas e lugares.

Porém, nem todo mundo para refletir que, atualmente, esse tipo de iniciativa pode não ser mais tão interessante, mesmo que os ímãs, por serem pequenos, não pareçam apresentar nenhum tipo de risco.

E isso acontece pelo fato de que, por conta das tecnologias que estão sendo utilizadas nos eletrodomésticos, não são poucas as geladeiras cujas funcionalidades são integradas com a porta, a exemplo dos botões de controle.

Logo, deixar os imãs ali pode gerar prejuízo, conforme será explicado no decorrer do conteúdo a seguir.

Sua geladeira é cheia de ímãs É melhor parar com isso HOJE
A geladeira pode não ser o melhor lugar para colocar ímãs | Imagem: rawpixel.com / freepik.com

Por que o ato de colocar imãs na geladeira não é indicado

Os ímãs são objetos que criam um campo magnético que, por sua vez, pode interferir diretamente no funcionamento de alguns dispositivos tecnológicos. E no caso da geladeira, especificamente, eles podem prejudicar exatamente 3 componentes:

1.       O painel de controle, alterando o funcionamento do controle de temperatura e dos sensores ligados a outras funções;

2.       A tela tátil, que pode apresentar distorção na imagem, ou mesmo outros danos;

3.       O motor, que pode passar a refrigerar o equipamento de forma anormal.

Percebe-se, portanto, que trata-se de uma recomendação mais direcionada para quem possui as versões mais modernas do equipamento. Mas, mesmo para quem tem alguma versão mais antiga, vale a pena considerar parar com o hábito de colar imãs.

Inclusive, também é preciso reforçar que o número de imãs necessário para que os danos apareçam costuma variar, por conta da forma do campo magnético gerado: quanto maior for o imã em questão, mais força o campo magnético terá.

Porém, até mesmo os mais pequenos objetos podem, a longo prazo, gerar prejuízo, uma vez que seus campos se acumulam com o passar do tempo.

Veja também: Mulheres com mais de 50 podem investir nestas blusinhas SEM MEDO

Como evitar que a geladeira passe por problemas dessa natureza

Para evitar que a geladeira passe por danos, o indicado é não deixar ímãs em sua porta, optando por locais mais seguros, como as laterais do eletrodoméstico. E, claro: sempre evitando a proximidade com a tela tátil, o painel de controle e outros componentes eletrônicos.

Além disso, quem não abre mão de guardar ou colecionar imãs pode escolher outras opções interessantes de fazer isso, como fazer ou comprar um quadro próprio para esses itens, pendurá-los em placas de ferro ou simplesmente optar pelo famoso porta-imãs.

É só colocar a criatividade em prática e uma solução interessante será encontrada.

Concluindo, portanto: os imãs não deixam de ser peças bem interessantes, para lembrar de pessoas e de lugares. Porém, é preciso ter muito cuidado ao optar por deixá-los na geladeira, uma vez que realmente podem gerar alguns danos com o passar do tempo.

Veja também: Fim de semana da paixão: como será o amor para os signos até 1º de outubro

você pode gostar também