Tanta gente colocando sal no café e você sem saber o porquê; entenda

Para boa parte das pessoas, somente a ideia de colocar sal no café pode causar imensa estranheza. Afinal, não é difícil encontrar quem acredite que essa bebida tão famosa, praticamente indispensável na parte da manhã, precisa ser consumida pura, de modo que o ritual sagrado para começar o dia seja mais apreciado.

Ritual que, por sinal, representa um simples prazer e pode se tornar ainda mais marcante justamente por meio do uso de um dos ingredientes mais famosos da cozinha brasileira: o sal.

Por mais estranha que essa ideia possa parecer, ela realmente já possui seus adeptos fiéis, que sempre adicionam uma pitada desse ingrediente na bebida, de modo a elevar a experiência matinal a outro nível.

E que tem interesse ou curiosidade a respeito não pode deixar de fazer a leitura completa dos próximos tópicos, a fim de descobrir que o café pode ser apreciado de uma forma que vai muito além do tradicional.

Tanta gente colocando sal no café e você sem saber o porquê; entenda
A presença de sal no café gera resultados impressionantes | Imagem: Jason Wong / unsplash.com

O motivo por trás da ideia de colocar uma pitadinha de sal no café

De fato, poucas ideias parecem tão inusitadas quanto a ideia de colocar sal no café. Porém, o que muita gente (incluindo diversos fãs dessa bebida) ainda não sabe é que trata-se, na verdade, de uma antiga técnica, adotada há séculos em boa parte do mundo.

E isso se tornou comum em algumas localidades pelo fato de que o sal tem o poder de reduzir o amargor da bebida, realçando seus outros sabores e deixando-a muito mais palatável.

O funcionamento do processo não poderia ser mais simples:

O sal funciona como um modulador de sabor e, por isso, auxilia na harmonização dos sabores que compõem o café. E, quando tem seu primeiro contato com as famosas papilas gustativas, ele automaticamente faz conexão com os receptores relacionados ao sabor amargo, neutralizando cada um deles.

Assim, consegue deixar o café menos amargo na língua, e até mesmo um pouco mais adocicado.

Uma grande dúvida que surge em relação a isso, porém, diz respeito à quantidade de sal que deve ser usada, mas a verdade é que não existe uma resposta única, cabendo a cada pessoa adicionar a quantia que lhe agradar mais.

A sugestão, porém, principalmente para quem nunca fez isso antes, é colocar somente uma pitada, adicionando mais conforme achar necessário, até criar um sabor agradável.

De qualquer forma, esta técnica do sal no café merece ser experimentada ao menos uma vez. Ela pode surpreender!

Veja também: Corte PERFEITO para cabelos curtos; veja qual é

Sugestões de como começar a utilizar sal no café

Para que a experiência de acrescentar sal no café seja ainda mais proveitosa, existem algumas sugestões que merecem atenção.

É o caso, por exemplo, de colocar o sal na bebida antes de acrescentar o creme ou o leite, de modo a garantir uma boa distribuição.

Se tratando do café coado, a dica é colocar o sal direto na água quente, para então colocar o pó do café.

E, o melhor: é possível variar o tipo de sal, uma vez que cada tipo pode oferecer uma experiência diferente.

Veja também: Truque do pano com vinagre no vaso sanitário; entenda para que serve

você pode gostar também