LEIA ISSO! Implante contraceptivo para no coração de jovem de 22 anos

Uma mulher de 22 anos colocou um implante contraceptivo hormonal no braço e a haste flexível acabou se deslocando para o coração. O caso ocorreu com uma jovem australiana e, até onde se sabe, é o primeiro deste tipo no mundo.

Ela passará por uma cirurgia para tentar retirar o implante alojado no músculo cardíaco na quinta-feira (28 de setembro de 2023), segundo informado em reportagens.

Implante contraceptivo vai parar no coração de jovem australiana.  | Crédito imagem : Pixabay
| Crédito imagem : Pixabay

O que é o implante contraceptivo?

Ele é uma pequena haste flexível inserida logo abaixo da pele na parte interna do braço. Com 4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro, o dispositivo contém uma alta carga de etonogestrel, hormônio feminino sintético.

Este hormônio é liberado continuamente, inibindo a ovulação. Além disso, o método altera o muco cervical, tornando o ambiente próximo ao útero insalubre para os espermatozóides. Esse tipo de contraceptivo é considerado uma forma eficaz e indolor de prevenção e tem eficácia de 3 anos.

O que ocorreu com a jovem?

Em entrevista, ela contou que começou a sentir azia, dores de cabeça, sangramento intenso, vômitos e palpitações logo depois de ter colocado o implante.

Depois de ouvir as queixas da jovem, os médicos decidiram que seria melhor retirar o dispositivo. Quando foram removê-lo, não o encontraram.

Migração para o coração

Após realizarem exames de imagem, os médicos descobriram que o contraceptivo havia migrado do braço para as artérias pulmonares do coração e estava obstruindo parcialmente a parte esquerda do órgão.

Segundo os médicos, o dispositivo não foi inserido corretamente e foi implantado ou diretamente na veia ou tão próximo dela que escapou para dentro dela. Da veia, o dispositivo teria migrado até o coração.

Saiba mais:

você pode gostar também