Ministério da Justiça ou AGU pode ser comandado por uma MULHER no governo Lula

Aconteceu um movimento intenso que começou através da possibilidade de Flávio Dino do PSB-MA ter sido indicado ao Supremo Tribunal Federal, ou seja, isso pode abrir uma vaga no Ministério da Justiça e da Segurança Pública. 

E dentro deste cenário surge uma campanha para nomear uma mulher para esse cargo importante dentro do governo do presidente Lula da Silva (PT). Acompanhe o texto abaixo para saber qual a motivação dessa campanha. 

Ministério da Justiça ou AGU pode ser comandado por uma MULHER no governo Lula
Ministério da Justiça ou AGU pode ser comandado por uma MULHER no governo Lula. Imagem: divulgação

Campanha para colocar uma Mulher no governo Lula 

A real motivação por trás dessa campanha é também a preocupação com a representatividade feminina nos ministérios, principalmente depois de ter saído duas ministrar do governo. 

Quem apoia essa iniciativa tem como justificativa aumentar a participação do público feminino em posições de liderança, pois é fundamental para a diversidade e equidade do Governo Federal. 

Qual será a mulher no comando? 

De início, alguns líderes do PT mencionaram o nome de Gleisi Hoffmann como indicação para o cargo de ministra da Justiça e Segurança Pública. Porém Gleise não motivou essa movimentação e disse que não se sente à vontade para liderar sobre esse tema e que prefere continuar com o cargo como deputada e presidente do partido. 

Então outra mulher foi cogitada para o cargo, Kátia Abreu, para ampliar o espaço do PP dentro do governo. Porém o bloco político “Centrão” disse que se o Ministério da Justiça e Segurança Pública seja oferecido para o Lula, o Republicano devia ser privilegiado, já que o PP está tendo espaço da Caixa Federal. 

Veja também: Zilu entra com ação na Justiça para anular acordo de divórcio com Zezé

Outros nomes 

Além dos nomes que foram citados acima, também teve uma discussão sobre o nome de Jorge Messias para assumir o Ministério da Justiça, e caso acontecesse iria abrir uma vaga na Advocacia-Geral da União. 

Se Messias ficar na Justiça a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida, e a assessora especial de diversidade e inclusão da AGU, Cláudia Trindade, passariam a ser consideradas favoritas para ocupar o cargo na AGU. 

Vale ressaltar que o presidente Lula ainda não definiu qual será o caminho a seguir, mas já demonstrou interesse que deseja nomear uma mulher para o cargo de Ministério da Justiça e Segurança Pública, se realmente a indicação de Flávio Dino ao STF acontecer.

Veja também: Beijou aluna NA BOCA foi condenado a 2 ANOS DE PRISÃO

você pode gostar também