Especialista revela a verdade sobre cama compartilhada

Uma das opções que tem dividido opiniões é a prática da cama compartilhada, onde os pais optam por permitir que o bebê durma na mesma cama que eles. Considerada uma solução prática para as demandas intensas dos primeiros meses de vida, a cama compartilhada, apresenta vantagens notáveis, como praticidade e estímulo à amamentação. No entanto, essa prática não está isenta de controvérsias e preocupações, especialmente em relação à segurança do bebê durante o sono.

Onde o bebê deve dormir é uma questão recorrente para pais, especialmente para aqueles que estão enfrentando a jornada da maternidade e paternidade pela primeira vez.
Cama compartilhada (FreePik/Reprodução)

Cama compartilhada com o bebê: Prós e contras

O sono do bebê é uma das preocupações principais dos pais, especialmente para aqueles que estão vivendo a experiência da maternidade e paternidade pela primeira vez. Uma das questões que frequentemente surge é onde o bebê deve dormir, especialmente nos primeiros meses de vida. A prática da cama compartilhada, onde o bebê dorme na mesma cama dos pais, é uma opção adotada por muitas famílias. Contudo, essa prática não está isenta de vantagens e desvantagens. Exploraremos os prós e contras, além de oferecer dicas para garantir a segurança do bebê durante o sono.

O que é a cama compartilhada?

É a prática de permitir que o bebê durma na mesma cama dos pais, em vez de usar um berço separado. Essa prática é especialmente popular nos primeiros meses de vida do bebê, quando a amamentação é frequente e a praticidade se torna essencial para os pais.

Vantagens da Cama Compartilhada

  1. Praticidade: Nos primeiros meses, os bebês demandam atenção constante, e a cama compartilhada facilita a amamentação noturna, permitindo que a mãe descanse enquanto alimenta o bebê.
  2. Conforto: Para mães que passaram por cesárea ou estão se recuperando do parto, evitar a necessidade de se levantar repetidamente durante a noite é uma vantagem significativa.
  3. Estímulo à amamentação: A proximidade facilita a amamentação prolongada, estimulando a produção de leite materno e promovendo o desenvolvimento cognitivo da criança.

Desvantagens da cama compartilhada

  1. Dificuldade para dormir sozinho: Bebês acostumados à cama compartilhada podem achar difícil fazer a transição para dormir sozinhos em um estágio posterior.
  2. Riscos de segurança: Existe o risco de sufocamento e estrangulamento acidental, especialmente se os pais estiverem profundamente adormecidos e não perceberem os movimentos do bebê.

Como tornar a cama compartilhada segura

  • A cama deve ser firme, lisa e plana, sem sofás ou colchões muito macios.
  • O bebê deve ser posicionado entre a mãe e a parede, em uma cama espaçosa para evitar riscos de pressão ou aprisionamento.
  • A prática não é recomendada para bebês prematuros ou de baixo peso ao nascer.
  • Apenas a mãe deve compartilhar a cama, pois seu instinto materno a mantém alerta mesmo durante o sono.

Em última análise, a decisão de adotar a cama compartilhada é pessoal e deve ser baseada nas necessidades individuais da família. É fundamental pesar os prós e contras, considerar a segurança do bebê e escolher a opção que melhor se alinha com as preferências e circunstâncias familiares. Lembre-se de que não há uma abordagem única para a parentalidade, e o importante é encontrar o que funciona melhor para você e seu filho.

você pode gostar também