Mulheres que recebem Bolsa Família sofrem um DURO GOLPE

Após o STF (Supremo Tribunal Federal) fazer a liberação da concessão de empréstimos consignados para os beneficiários dos programas sociais do governo, como por exemplo o Bolsa Família, o Governo Federal comunicou nesta última quarta-feira (13) que vai vetar essa medida. 

Essa decisão já foi tomada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e afirma que essa modalidade vai prejudicar o objetivo central do programa, que é realmente garantir o total acesso a alimentação para o público vulnerável. 

Mulheres que recebem Bolsa Família sofrem um DURO GOLPE
Beneficiários do Bolsa Família não podem mais fazer empréstimo consignado. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Situação em detalhes sobre a decisão do STF 

Antes, o STF (Supremo Tribunal Federal) tinha aprovado que todas as pessoas que recebem o dinheiro de algum programa social do governo, como por exemplo o Bolsa Família que citamos acima, estariam permitidos a pegar o empréstimo consignado. 

Muitos beneficiários se animaram com a notícia pensando que realmente iriam poder solicitar esse empréstimo. No entanto, a prática foi totalmente diferente. Wellington Dias, que é o ministro responsável pelos programas sociais não concordou com a decisão do STF e explicou que o dinheiro do programa Bolsa Família é para ajudar as famílias a comprarem alimentos. 

E disse que ficou preocupado de as pessoas fazerem esse empréstimo e pagar juros e taxas que poderiam acabar com todo o dinheiro que eles precisam para ter o básico dentro de casa, que é a alimentação. 

Beneficiários não podem fazer empréstimo consignado 

Se você é um beneficiário do programa Bolsa Família, saiba que não está permitido a fazer a solicitação do empréstimo consignado. Mas se caso você tenha feito antes dessa decisão, suas condições serão as mesmas, nada vai mudar. 

O porquê essa mudança está ocorrendo? 

A ideia principal do programa é proteger as famílias, e o governo precisa ter uma certeza de que realmente o dinheiro que essas famílias estão recebendo seja usado para as necessidades básicas, como a comida. 

No entanto, ainda é uma discussão que está em andamento, por isso se você é beneficiário fique atento nas últimas notícias que vai sair sobre o programa que atende cerca de 20 milhões de brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

Veja também: FIQUE SABENDO: Bolsa Família sofre ATAQUE com FAKE NEWS; informe-se

O empréstimo foi implantado no programa na gestão de Jair Bolsonaro 

Durante o mandato de Jair Bolsonaro, esse decreto foi aprovado e que permitia que os beneficiários pudessem ter acesso ao crédito consignado, porém na gestão atual de Luiz Inácio Lula da Silva, algumas mudanças aconteceram e estão alinhando novamente esse programa. 

Conforme a legislação vigente, por mais que os novos empréstimos foram negados, aqueles beneficiários que fizeram antes dessa decisão vão manter as condições originais. Continue acompanhando o andamento dessa história. 

Veja também: Como me preparar para conseguir uma bolsa de estudo

você pode gostar também