Por que as cebolas não devem ter ESTAS manchas?

Você é do grupo que ama cebola ou do grupo de odeia? Independente de qual grupo você seja, é sempre bom ter informações sobre alimentos que são muitos utilizados na cozinha brasileira. A cebola é um ingrediente que jamais pode faltar na culinária italiana, por mais que tenha pessoas que não goste, mas ela dá um sabor especial na comida, no entanto tem uma característica que fazem as pessoas pensarem “o que são as manchas pretas que aparecem na cebola?”. 

Quando entra no supermercado, a nossa lista de compras precisa ser seguida e não faltar nenhum item, principalmente aqueles que usamos com frequência, e um deles é a cebola que é muito utilizada nas comidas italianas. Se deseja descobrir o que são essas manchas pretas leia o texto abaixo. 

Por que as cebolas não devem ter ESTAS manchas
Veja se pode comer cebola com mancha preta. Imagem: Freepik

Cebola é um ingrediente fundamental 

Como citamos acima, a cebola é um alimento muito usado para dar gosto e sabor em vários pratos diferentes na culinária e não estamos falando apenas de pratos culinários da Itália, no Brasil também. Os preparos da cebola não exigem tanto trabalho e isso torna mais querida dentro da cozinha, por mais que ela tenha um gosto forte e devido a isso algumas pessoas não gostam de prepará-la, a maioria dos restaurantes optam por não ficar sem. 

Afinal, o que são as manchas pretas na cebola? 

As manchas pretas que aparecem na cebola são causadas por um fungo chamado Aspergillus niger, esse fungo é encontrado mais em alimentos como vegetais e frutas. O Aspergillus niger pode produzir toxinas que podem ser prejudiciais à saúde, e essas toxinas geralmente são produzidas apenas quando o fundo está no ambiente úmido e quente. 

Quando é seguro comer cebola com manchas pretas? 

Caso a cebola apresente manchas pretas, mas ainda estiver firme e com um cheiro fresco vale informar que está seguro para comer, basta tirar a mancha preta e lavar a cebola com bastante cuidado. 

Porém, se a cebola estiver mole e com um cheiro azedo ou até mesmo com sabor estranho, não é seguro comer, pois essas cebolas estão contaminadas por bactérias ou outros fungos que podem causar doenças. 

Veja também: Melhores receitas orientais saudáveis

Como evitar o mofo na cebola 

Uma dica para evitar o mofo na cebola é armazená-las em um local que seja fresco e seco, as cebolas devem ser guardadas em uma rede ou saco de papel para poder respirar. 

Aqui estão algumas dicas para armazenar cebolas: 

  • Guarde as cebolas em um local fresco e seco, longe da luz solar direta 
  • Guarde as cebolas em uma rede ou em um saco de papel, para que possam respirar 
  • Não guarde as cebolas perto de frutas ou vegetais que produzem etileno, como bananas, maçãs e tomates. O etileno pode acelerar o processo de deterioração das cebolas. 

Veja também: Não pode qualquer coisa: 3 alimentos que não combinam com panela de teflon

você pode gostar também